
Pelo terceiro ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) irá desenvolver, na segunda semana do mês de maio, uma extensa programação de eventos, debates e integração. É a Semana Rio Pará, que se consolida como momento especial de mobilização, engajamento e pertencimento pela bacia hidrográfica.
Em 2025, o tema principal será a Cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Pará, instrumento que tanto tem viabilizado projetos de recuperação hidroambiental no território, mas que também tem registrado índices de inadimplência preocupantes entre os usuários outorgados. Sob o mote ‘Água para produzir, Cobrança para preservar’, serão realizadas, entre 05 e 09 de maio, Rodas de Conversa em cinco municípios de destaque na bacia – Itaúna, Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu –, reunindo Comitê, poder público, entidades de representação e usuários de recursos hídricos.
Para finalizar a Semana em grande estilo, a Cicloexpedição “Pedalando pela Bacia do Rio Pará” percorrerá os rios Pará e Itapecerica, em Divinópolis, em 10 de maio (sábado). Para celebrar essa grande mobilização em favor das águas, o grupo de ciclistas será recepcionado no Teatro Gravatá com uma programação especial, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio Pará, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), exposição educativa e exibição de vídeos.
A vice-presidente do CBH do Rio Pará, Beatriz Alves, ressaltou a importância da Semana Rio Pará 2025, tendo como foco destacar e discutir os principais problemas que o território enfrenta, e de mobilizar a sociedade na busca por soluções. “Em mais um ano, o Comitê compartilhará com a população questões sensíveis à preservação da bacia e à gestão compartilhada e descentralizada dos recursos hídricos. Esperamos, uma vez mais, que possamos coletivamente obter sucesso e chegar a soluções que nos levem a um lugar melhor que estamos hoje”, falou.
Rodas de Conversa
Itaúna, Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu deverão ser os municípios visitados pela comitiva do CBH do Rio Pará, entre os dias 05 e 09 de maio (segunda a sexta-feira). Os encontros buscarão discutir o que é a Cobrança pelo uso da água, quem paga e para onde vão os recursos; os projetos já desenvolvidos pelo Comitê na Bacia Hidrográfica do Rio Pará a partir deste recurso; e a ameaça da inadimplência – apenas em 2023, 70% das outorgas concedidas no território não foram devidamente pagas, gerando um impacto de 36% dos recursos financeiros destinados ao CBH.
As Rodas de Conversa deverão reunir representantes das prefeituras e secretarias municipais, companhias de saneamento, sindicatos rurais, Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) – além de usuários de água em geral e membros do CBH do Rio Pará.
“Esses encontros que o Comitê irá promover durante a Semana Rio Pará 2025 serão excelentes oportunidades de reunirmos alguns dos principais atores do território para discutirmos, não somente os benefícios da Cobrança pelo uso de recursos hídricos na garantia de mais e melhores águas na bacia, mas a importância de os usuários estarem em dia com este pagamento, que se reverte em benefícios a toda a sociedade e, inclusive, aos próprios usuários – que passam a contar com maior oferta de água em qualidade”, afirmou o presidente do CBH do Rio Pará, Túlio Pereira de Sá, que representa a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) no colegiado.
Cicloexpedição: pedalando pela bacia do Rio Pará
Para marcar o encerramento da Semana Rio Pará 2025, será realizada uma Cicloexpedição em Divinópolis, no dia 10 de maio (sábado). Os ciclistas farão um trecho de ida e volta entre o Teatro Gravatá e a Cachoeira do Caixão, num total aproximado de 23km. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho das águas dos rios Pará e Itapecerica, incluindo o encontro dos dois cursos.
A Cicloexpedição irá convidar os participantes a conhecerem o território como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. Na chegada, o grupo de ciclistas, bicicleteiros, ambientalistas, urbanistas, pessoas que trabalham com as águas e com a mobilidade urbana e outros será recepcionado com um evento, que contará piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio Pará, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), exposição educativa e exibição de vídeos.
“A ideia aqui é levar as pessoas a enxergarem e vivenciarem o rio em seus diferentes contextos, seja dentro da cidade ou num ambiente mais natural. Mostrar que o rio está vivo e que a sua recuperação depende, num primeiro momento, do reconhecimento desses cursos d’água. Esta será uma grande ação que discutirá também questões fundamentais e urgentes, como a mobilidade urbana, a emergência climática e a criação de cidades mais resilientes e sustentáveis”, destacou o secretário do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco.
Participe e apoie a Semana Rio Pará 2025! Vamos construir juntos mais esta grande mobilização na busca pelo pertencimento e engajamento em torno da Bacia Hidrográfica do Rio Pará!
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Foto: João Alves