Barragem que assustou Pará de Minas e região há 1 ano entra em alerta preventivo

05/01/2023 - 16:40

Segundo a Defesa Civil da cidade, situação está sob controle, mas alerta foi acionado para garantir a segurança de todos os moradores


O grande volume de chuva que vem atingindo Minas Gerais nos últimos dias levou a Defesa Civil de Pará de Minas, na região Centro-Oeste do Estado, a colocar a Barragem do Carioca em alerta preventivo. Em janeiro de 2022, a estrutura entrou em alerta máximo para rompimento, com centenas de moradores de distritos próximos chegando, inclusive, a serem retirados de suas casas.

A reportagem de O TEMPO conversou nesta quinta-feira (5) com o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Cecílio da Silva, que explicou que, após o problema registrado no ano passado, a empresa responsável pela estrutura fez uma série de intervenções para evitar novos problemas.

“Até o momento, apesar do grande volume de chuvas, as obras estão surtindo um efeito positivo. Tivemos um aumento do nível do rio São João, mas isso não afetou a situação do barramento. A água está vertendo por cima dela, o que é normal, mas entramos em alerta por prevenção, para estarmos prontos para qualquer alteração”, detalhou.

No distrito de Carioca, o mais próximo da barragem, a Defesa Civil criou um grupo de mensagens com o Núcleo Comunitário de Proteção. “Os moradores estão lá perto e nos mantém atualizados, as informações chegam quase imediatamente”, completou o coordenador.

Chuvas de 2022

Um ano atrás, houve um aumento significativo nas chuvas, com um rompimento nas ombreiras das margens da barragem, o que levou a uma elevação muito grande da água na parte baixa do barramento. Com isso, comunidades foram tomadas pela água, moradores ficaram ilhados e pontes chegaram a ser interditadas em rodovias da região.

“Felizmente, na ocasião, tivemos apenas prejuízos materiais. O mais importante é sempre preservar a vida”, finalizou Silva.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Jornal O Tempo
*Fotos: Defesa Civil de Pará de Minas/Divulgação

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe