Câmara Técnica Consultiva avalia redução de cadeiras do Comitê e discute avanço das ações de educação ambiental

Vista aérea do Rio Pará próximo à reserva indígena Kaxixó.
17/06/2025 - 16:15

Em reunião ordinária, realizada na útlima sexta-feira (13), os membros da Câmara Técnica Consultiva (CTC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará), discutiram diversos assuntos relevantes ao colegiado, incluindo a proposta de redução do número de cadeiras de conselheiros do Comitê e as futuras ações de educação ambiental promovidas pelo colegiado.


José Hermano Franco, coordenador da Câmara Técnica, explicou que a proposta de redução das cadeiras tem objetivo de dar mais agilidade aos trabalhos do Comitê. “É uma mudança bastante benéfica, já que com a redução passaremos a ter pessoas ainda mais interessadas em fazer parte do Comitê. Atualmente, com o número de cadeiras que temos, enfrentamos dificuldades em conseguir participação de alguns setores. Com essa mudança, a ideia é ter um comitê mais leve e mais ágil”, destacou.

Atualmente, o CBH do Rio Pará conta com 40 conselheiros, sendo 10 cadeiras para cada um dos quatro segmentos representados: poder público municipal, sociedade civil, usuários de água e outros segmentos. A proposta que está sendo analisada prevê a redução para 6 cadeiras em cada setor. “Para fins de comparação, podemos pegar como exemplo o Comitê do Rio das Velhas. Lá, a bacia tem 51 municípios e são 7 cadeiras por segmento. Na bacia do Rio Pará, que é menor, com 35 municípios, são 10 cadeiras por segmento. A demanda de reduzir o número de conselheiros surgiu da dificuldade em conseguir pessoas realmente interessadas em participar do Comitê, por isso acreditamos que a redução vai otimizar bastante o trabalho”, complementou Ohany Vasconcelos, gerente de integração interina da Agência Peixe Vivo (APV).

Os demais membros da Câmara Técnica discutiram sobre os parâmetros utilizados para definir o percentual de redução e a Agência Peixe Vivo se comprometeu a elaborar uma análise aprofundada sobre os números. Diante disso, ficou definido que a Câmara volta a se reunir dentro de 15 dias para dar sequência à discussão. Em seguida, a redução no número de cadeiras terá que ser votada na Plenária do Comitê.



Ações de educação ambiental

Os membros da Câmara Técnica Consultiva também discutiram sobre as ações de educação ambiental promovidas pelo CBH do Rio Pará. Considerando as atividades previstas pelo Plano de Educação Ambiental (PEA) da Bacia do Rio Pará, a APV sugeriu que o Comitê já dê início ao planejamento dos trabalhos que serão desenvolvidos no ano que vem.

Entre as ideias apresentadas estão o ‘Prêmio Rio Pará’, que pretende premiar boas práticas em educação ambiental promovidas na bacia, e o ‘CBH nas Instituições’. “Algumas ações, como as capacitações em educação ambiental, já foram executadas pelo Comitê em cidades da bacia. E acredito que se começarmos a planejar as próximas atividades com antecedência, podemos ter um sucesso ainda maior nos trabalhos, alcançando mais pessoas”, complementou Ohany Vasconcelos.

Beatriz Alves, vice-presidente do Comitê, e que ocupa a coordenação do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental do CBH Pará, chamou atenção para a importância de ampliar as estratégias de mobilização, para que mais pessoas sejam envolvidas nas ações. “Podemos pensar em parcerias de colaboração técnica com outras entidades, ou até mesmo na contratação de um agente de mobilização. Precisamos percorrer a bacia para estarmos atentos às ações que estão sendo realizadas pelo próprio Comitê, avaliando o impacto do nosso trabalho e discutindo os próximos passos a serem tomados. Isso é de fundamental importância para o sucesso das atividades que faremos futuramente”, finalizou Beatriz.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe