CBH vai promover em novembro capacitação sobre saneamento rural para técnicos municipais

24/09/2024 - 14:35

O Grupo de Trabalho (GT) do Plano de Educação Ambiental (PEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará se reuniu, nesta segunda-feira (23), para discutir as ações que vão ser realizadas ainda este ano. Uma das principais é a capacitação voltada para técnicos municipais, que vai tratar sobre saneamento rural e manejo correto de recursos hídricos. A expectativa é que as atividades teóricas e práticas aconteçam na segunda quinzena de novembro.


Três cidades vão receber a capacitação de técnicos municipais em Educação Ambiental. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), divulgado pelo CBH do Rio Pará, selecionou Cláudio, no Alto Pará, Carmo do Cajuru, no Médio, e Pará de Minas, no Baixo. “A nossa ideia é alcançar o máximo de pessoas. Por isso, vamos convidar representantes de outras cidades para participar das capacitações. Em Carmo do Cajuru, vamos convidar Divinópolis. Em Pará de Minas, vamos levar representantes de Martinho Campos e de Pompéu. E para a capacitação em Carmo do Cajuru, vamos convidar a prefeitura de Resende Costa”, enfatizou Beatriz Alves Ferreira, vice-presidente do CBH do Rio Pará e coordenadora do GT.

A Agência Peixe Vivo está oferecendo o suporte para contratação do profissional responsável por ministrar a capacitação. Além da parte teórica, tratando sobre temas ligados a saneamento rural e manejo de recursos hídricos, o CBH do Rio Pará pretende oferecer uma visita em campo, para que os participantes possam conhecer de perto e discutir a aplicação das técnicas apresentadas. “A princípio, o Plano prevê que sejam 16 horas de capacitação, divididas entre teoria e prática. Estamos finalizando o termo de referência, para contratar o instrutor. Acredito que ainda esta semana a gente finalize esta etapa para realizarmos a capacitação. A ideia é que atividades aconteçam de 19 a 22 de novembro”, explicou Ohany Vasconcelos, Coordenadora Técnica da Agência Peixe Vivo.



O Grupo de Trabalho foi criado para orientar e coordenar a execução das atividades estipuladas pelo PEA do CBH do Rio Pará. Estão previstas várias ações ao longo dos próximos anos, envolvendo diferentes públicos, como usuários de recursos hídricos, população em geral e prefeituras. Vão ser investidos cerca de R$ 3 milhões nas iniciativas.


Quer saber mais sobre o PEA da Bacia do Rio Pará? Assista:


Mais Educação Ambiental

Durante a reunião do GT, os conselheiros também falaram sobre as ações de Educação Ambiental promovidas pelo Comitê em períodos de restrição hídrica, destacando a importância de parcerias com outros órgãos. O grupo chamou a atenção para o momento atual, em que o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) determinou redução na captação de água no Rio Pará, que enfrenta uma situação crítica devido à estiagem. “É importante que haja um trabalho em conjunto. A Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais] e as demais empresas e concessionárias precisam se unir ao trabalho do Comitê, como parceiros essenciais e fundamentais, precisam alertar sobre a escassez hídrica para sensibilizar a população sobre consumo e desperdício”, alertou Adriano Guimarães, conselheiro do Grupo de Trabalho.

A coordenadora do GT sugeriu a criação de um material gráfico, para alertar a população sobre a gravidade do atual momento de restrição hídrica. “Algo bem informativo, com alerta e conscientização. Voltado para grandes consumidores, que tem outorgas, e também para a população em geral. É muito importante que todos saibam o que estamos enfrentando e como podemos contribuir para evitar que a situação piore”, complementa Beatriz.

Os membros do Grupo de Trabalho também destacaram a importância de incentivar parcerias entre o CBH do Rio Pará e outros órgãos, como o IGAM, para buscar soluções tecnológicas de baixo custo ligadas à crise hídrica, uso racional de água e alternativas domiciliares para redução de consumo.

A próxima reunião do GT está prevista para o dia 7 de outubro, para que os conselheiros continuem a programar as atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Comitê.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: Fernando Piancastelli

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe