
O Informativo Semestral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) chega a sua sétima edição, neste mês de abril. Com especial destaque para a ‘Semana Rio Pará 2025: Água para produzir, Cobrança para preservar’, a publicação também apresenta mais detalhes sobre as oficinas participativas do Projeto de Mapeamento de Navegabilidade do Rio Pará, realizadas em março.
Além disso, o início das obras do Programa de Saneamento Rural da bacia, previsto para o segundo semestre, também é destaque. O entrevistado desta edição é Mauro Cruz. O geógrafo e professor da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) fala sobre a mudança no regime de chuvas no Brasil e como isso afeta a disponibilidade hídrica de rios como o Pará.
O perfil da edição é de Otávio Kaxixó. O filho ilustre da Reserva Capão do Zezinho, a cerca de 30 km de Martinho Campos, na região do Baixo Pará tornou-se o primeiro médico da etnia Kaxixó e encampa a luta pela preservação do Rio Pará. Na parte turística, a viagem fica por conta do Museu Sagarana. O museu, localizado em Itaguara, já recebeu milhares de visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da cidade e sobre a relação do município com Guimarães Rosa e com o livro ‘Sagarana’ uma das maiores obras do escritor mineiro.
Confira a edição na íntegra:
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social