Foi realizada, na última sexta-feira (17), mais uma reunião da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Foram discutidos vários assuntos, incluindo os tópicos que serão levados para a última plenária deste ano, marcada para o mês que vem. No encontro que será realizado em Divinópolis em 12 de dezembro, os membros do CBH do Rio Pará vão ter a oportunidade de participar de uma capacitação envolvendo diversos temas.
Vários membros da diretoria do CBH do Rio Pará participaram da reunião ordinária. Dentre os assuntos em pauta, foi apresentado o calendário das atividades do Comitê ao longo do ano que vem. Até então, estão previstas quatro reuniões plenárias ordinárias, sendo que a primeira está marcada para 14 de março. Também foram agendadas três reuniões da diretoria, além dos encontros entre os membros das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, totalizando 23 ações.
A diretoria do CBH deve se reunir novamente ainda este mês, de forma extraordinária, para planejar melhor a Expedição Rio Pará 2024. Estão sendo definidos os últimos detalhes da programação que, assim como na edição deste ano, vai envolver a sociedade dos diversos municípios ao longo da bacia.
Durante a última plenária deste ano, no próximo dia 12 de dezembro, vai ser detalhada a aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Em 2024, o Plano Plurianual prevê a aplicação de quase R$ 10 milhões, incluindo projetos de saneamento básico, iniciativas de conservação do solo, recuperação hidroambiental e demais ações do Plano de Educação Ambiental do Comitê do Rio Pará.
Seguindo o que foi definido pela diretoria do CBH, a plenária do dia 12 de dezembro será dividida em dois momentos. Pela manhã, vão ser discutidos vários assuntos, incluindo deliberações que alteram o regimento interno e o orçamento do Comitê. Na parte da tarde, haverá um momento de capacitação. A expectativa é que os membros do Comitê possam aprofundar o conhecimento sobre as políticas em torno do uso de recursos hídricos, a estruturação do Comitê do Rio Pará, o contrato com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), além dos projetos e propostas a serem custeados pelo CBH do Rio Pará.
Os detalhes da programação do evento vão ser divulgados em breve pela Agência Peixe Vivo. “Essa capacitação será muito importante. É fundamental detalhar até onde vai o papel e a competência do Comitê. Os membros do CBH precisam saber em quais tipos de situação atuamos e de que forma podemos agir”, finalizou Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: Leo Boi