Expedição ‘Esse Rio é Meu’ encerra programação no encontro do Rio Pará com o Velho Chico

20/05/2023 - 10:12

A Expedição ‘Esse Rio é Meu’, organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, chegou ao fim. Após duas semanas intensas de programação, 12 cidades, mais de 1 mil quilômetros rodados, diversos personagens, autoridades, rodas de conversas e parcerias, a caravana chegou à foz do Rio Pará com o Rio São Francisco em Pompéu, região centro-oeste de Minas Gerais.


Em Pompéu, uma visita técnica foi organizada para que os membros do Comitê, secretários da prefeitura da cidade, autoridades e sociedade civil, pudessem chegar às margens do encontro entre o Rio Pará e o Velho Chico.

O secretário-adjunto do CBH do Rio Pará, Varlei Marra, que acompanhou a segunda semana de programação de perto, comentou a felicidade de finalmente estar às margens desse encontro poderoso. “Me sinto feliz de estar neste lugar, mas principalmente sinto que fizemos um bom trabalho, já que houve envolvimento da sociedade, das comunidades e do poder público com a causa ‘Esse Rio é Meu’. A Expedição foi um pontapé inicial muito bem dado!”, afirmou.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pompéu e conselheiro do CBH do Rio Pará, Breno Henrique da Silva Ramos, comentou a felicidade em receber a Expedição: “É uma alegria muito grande para as cidades. Vejo que não estamos sozinhos nessa luta, pois Pompéu luta pela preservação e conservação dos recursos naturais.”

A vice-prefeita de Bom Despacho, Juliana Jaber, que recebeu a comitiva na última quarta-feira (14), fez questão de acompanhar a Expedição em seu último dia e ver a foz. Juliana reflete o momento e a necessidade de parcerias para que a realidade do rio mude. “Imensurável sentimento. A gente percebe que os municípios estão todos conectados com as suas lutas e desafios. E se a gente quer falar de sustentabilidade, resgate cultural e consciência ambiental, nós temos que fazer isso juntos, assim como os rios, precisamos estar conectados. Para a próxima Expedição, espero que os municípios já estejam trabalhando com políticas públicas para que possamos ter de fato o Rio Pará do jeito que a gente precisa”, comentou a vice-prefeita.

Após realizar um passeio de barco e registrar com os próprios olhos o encontro das águas mais escuras do Rio Pará e o leito mais claro do Rio São Francisco, o presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, avaliou o último dia como muito positivo. “Navegar pelo Rio Pará e chegar ao Velho Chico foi sensacional. Ver a diferença das águas e das cores é entender que daqui para a frente o rio está contribuindo com quem vem depois”.

Além disso, Hermano vê que a Expedição cumpriu o seu objetivo já que o sentimento de pertencimento foi resgatado por onde passou. “Cada cidade abaixo sabia da cidade anterior, e os municípios cada vez mais entusiasmados e conscientes sobre a importância de conversar sobre esse assunto, então foi muito positivo como um todo”, afirmou.


Confira mais fotos do último dia da Expedição Rio Pará 2023: Esse Rio É Meu:


Alunos da escola de Pompéu desenvolvem trabalhos ambientais e culturais:

Os alunos e professores da Escola Estadual Paulo Campos Guimarães receberam os expedicionários com apresentações musicais e culturais durante a primeira parte da manhã desta sexta-feira (19). Os estudantes do 3º ano do ensino médio desenvolveram jograis sobre os biomas brasileiros e diversas canções foram embaladas por alunos e professores que compõem a banda escolar.

A diretora da escola, Soraia Castro, comentou um pouco sobre as atividades que antecederam a chegada da Expedição à escola e a Pompéu. “Desenvolvemos na escola um trabalho junto ao ensino médio, que depois foi migrado aos outros ensinos, com pautas voltadas para preservação ambiental e descarte sustentável. Tanto que a escola, na semana passada, doou quase uma tonelada de material reciclável para os responsáveis que desenvolvem esse trabalho em Pompéu. Agora, vamos dar continuidade ao projeto dentro do espaço escolar “, explicou Soraia.

Atividades como essas são importantes, pois além de criar o senso de responsabilidade com os materiais descartáveis, evitam que eles parem nos leitos e nas margens dos rios. A diretora e alunos esperam receber a expedição ‘Esse Rio é Meu’ na próxima edição.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe