O Assentamento Antônio Veloso, na Comunidade Pompéu Velho, em Pompéu, na região do Baixo Pará, foi palco de aprendizados e troca de experiências, com a realização do Curso de Capacitação em Manejo de Irrigação. A ação reuniu produtores rurais que estão sendo beneficiados pelo Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) na microbacia do Ribeirão Pari.
Só em Pompéu o Comitê vai investir cerca de R$ 3,7 milhões em obras, incluindo a adequação de estradas rurais, construção de sarjetas, lombadas e barraginhas, além de terraceamento, cercamento e instalação de bebedouros para o gado. A primeira fase do Programa na região vai beneficiar 47 propriedades rurais.
Esta foi a primeira capacitação em Educação Ambiental realizada na comunidade, como parte do contrato assinado entre o CBH do Rio Pará e a Agrinatus, empreiteira responsável pela execução das obras do Comitê na região. O curso teve como objetivo ensinar os produtores rurais a utilizarem água de forma mais consciente, eficiente e sustentável, fortalecendo a produção agrícola local.
Para garantir a participação da comunidade, a iniciativa começou antes mesmo do dia do curso. Um trabalho de mobilização social percorreu o assentamento, com a entrega de convites aos produtores rurais, promovendo o diálogo direto com os moradores e despertando o interesse pela capacitação. A aproximação com a realidade local foi essencial para o sucesso da atividade.

Benefícios para a região
O objetivo da ação é possibilitar que os produtores rurais consigam aplicar os conhecimentos adquiridos para enfrentar os desafios ambientais da região, como a escassez hídrica. A formação foi conduzida pelo técnico em agropecuária Jaeliton Batista, que apresentou os conteúdos de maneira acessível e prática, conectando a teoria à rotina do campo. Durante a capacitação, ele destacou como o manejo correto da irrigação pode evitar desperdícios de água, reduzir custos e aumentar a produtividade das lavouras.
Ao longo do encontro, os participantes tiveram contato com temas fundamentais, como os conceitos básicos de irrigação, os principais sistemas utilizados na agricultura, o momento ideal para irrigar, a quantidade adequada de água para cada cultura e as boas práticas no uso desse recurso. Exemplos práticos e situações do dia a dia do produtor rural tornaram o aprendizado mais dinâmico e aplicável.
Na capacitação, os produtores rurais tiveram a oportunidade de fazer perguntas, compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. O curso destacou a importância da gestão consciente dos recursos hídricos para garantia da segurança alimentar da população, garantindo, desta forma, benefícios a médio e longo prazo. “Os tópicos abordados foram apresentados de forma muito prática, o que facilita a aplicação no campo. A discussão sobre a importância também de considerar necessidades hídricas específicas de cada cultura em seus diferentes estados de desenvolvimento foi um ponto chave para o aprendizado de todos os presentes no seminário”, comenta Joel Batista, encarregado da empresa contratada pelo CBH para executar as obras em Pompéu.
Saiba mais sobre o Programa de Conservação e Produção de Água da Bacia do Rio Pará:
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Fotos: Divulgação Agrinatus
