No 2º dia de Semana Rio Pará, alunos de Carmópolis de Minas conhecem e tiram dúvidas sobre Comitê e a bacia

08/05/2024 - 8:05

Chegou a vez de Carmópolis de Minas receber a Semana Rio Pará 2024 – Educar para Transformar. A iniciativa, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, fez a sua segunda parada nesta terça-feira (07) e recebeu autoridades e alunos da cidade. O encontro foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Com o intuito de mobilizar a sociedade civil, o poder público e alunos, a programação da Semana Rio Pará 2024 começou às 9h da manhã. O prefeito da cidade, José Omar Paolinelli, o secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Cecotti, os alunos da Escola Municipal Professora Lygia Vaz e os demais convidados chegaram cedo para acompanhar a programação.

O secretário do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, destacou a participação dos alunos durante a ação. “A representatividade por parte das autoridades foi muito boa, mas a troca de experiências com as crianças, nas quais elas tiravam as suas dúvidas, foi realmente interessante. Foram demonstrações bastantes diferentes para demandas que possuem nomes, como poluição e assoreamento, mas que eles ainda não sabem como nomear. Eles conseguem perceber e falar sobre os problemas do rio e este é o objetivo desta ação”, comentou o secretário.

O prefeito de Carmópolis de Minas, José Omar Paolinelli, viu de forma extremamente positiva a passagem da iniciativa pela cidade. “Agradecemos a presença do Comitê e as trocas de conhecimento feitas durante o evento. Os vídeos educacionais foram de extrema importância para a educação de nossos alunos. Sem falar que foi transformador mesmo. Hoje, mais do que nunca, seguimos com a meta de preservar e manter o Rio Pará”, destacou.

Carmópolis de Minas é um município que gradualmente vem investindo em políticas de saneamento, que por sua vez, impactam positivamente a bacia do Rio Pará. De acordo com os dados do Instituto Água e Saneamento (IAS), toda a população da cidade, os seus mais de 19 mil habitantes, possuem esgotamento sanitário e coleta de resíduos domiciliares e coleta de resíduos sólidos. Serviços como esses não só preservam a bacia, mas também garante a qualidade da água, o bem-estar social e qualidade de vida.

Flávio Henrique Cecotti, membro do CBH do Rio Pará e Secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente de Carmópolis de Minas, agradeceu a iniciativa e a oportunidade de continuar esse trabalho educacional. “Essa é uma demanda que precisa existir, pois a educação ambiental é fundamental para a formação de nossos jovens. Agradeço a todos pela oportunidade”.


Confira mais fotos:


Semana Rio Pará – Educar para transformar

A Semana Rio Pará 2024 ainda fará uma parada em Itapecerica, no dia 8 de maio, Nova Serrana e Leandro Ferreira, no dia 9 de maio, e, por último, Araújos no dia 10 de maio. Em cada parada haverá exposição educacional itinerante, exibição de vídeos, bate papos com os membros do Comitê e sorteio de brindes.

Participe e apoie a Semana Rio Pará 2024: ‘Educar para Transformar’! Vamos construir juntos mais esta grande mobilização na busca pelo pertencimento e engajamento em torno da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves; Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe