Após passar por Carmo do Cajuru (02) e Cláudio (09), a capacitação para técnicos municipais em educação ambiental, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará), chegou nesta quarta-feira (11) a Pará de Minas. Com foco em recursos hídricos, a última etapa contou com a presença de técnicos de Pompéu, Martinho Campos e Pará de Minas.
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pompéu e membro do CBH do Rio Pará, Breno Henrique Ramos, destacou a relevância da capacitação para os técnicos municipais da bacia do Rio Pará. “Acredito que essa oportunidade dada aos técnicos é importantíssima, porque as prefeituras, os técnicos e os secretários de Meio Ambiente estão na ponta, atendendo e lidando diretamente com os problemas. Eles vivenciam os impactos reais ocasionados pela falta de saneamento, especialmente na área rural”.
Breno acredita que essa iniciativa do Comitê vai além da realização de ações físicas de melhoria no saneamento básico, contribuindo com algo imaterial, o conhecimento especializado. “Trata-se de capacitar as pessoas, os parceiros que enfrentam esses desafios, para que tenham uma nova visão, possam reciclar conhecimentos e trocar experiências com outros municípios. Na minha opinião, essa abordagem é extremamente acertada”, afirmou.
Veja mais fotos:
O professor e engenheiro Pedro Heller, especialista em meio ambiente e saneamento da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, fez uma avaliação positiva sobre o encerramento do curso de capacitação na bacia do Rio Pará. “Estamos no último dia de capacitação, e foi uma experiência que superou a abordagem tradicional de bacia hidrográfica em seu aspecto físico. Os participantes se engajaram profundamente, e conseguimos identificar particularidades relevantes entre os municípios e seus representantes. A bacia do Rio Pará, com sua riqueza e diversidade, revelou essas características ao longo do curso, especialmente no tema central, o saneamento rural. Notamos um grande interesse nas tecnologias apresentadas, que abrangem desde o planejamento até a manutenção e operação do saneamento rural, pilares essenciais para viabilizar soluções em áreas não urbanizadas”, destacou.
Heller também destacou que a capacitação se transformou em um diálogo produtivo entre técnicos e usuários da bacia, especialmente ao abordar desafios como a destinação de resíduos sólidos. “Um ponto que se sobressaiu e que merece maior atenção em futuras capacitações é a questão dos resíduos sólidos. Isso ocorre devido à crescente pressão sobre os municípios para solucionar destinações inadequadas, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Trata-se de um tema crucial que pode ser explorado de forma mais aprofundada em uma próxima etapa”, sugeriu.
A capacitação, realizada na Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas, integra as ações de desenvolvimento sustentável previstas no Plano de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.
Saiba mais sobre o PEA! Assista ao vídeo:
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves