Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) realizaram, na última terça-feira (21), uma Reunião Plenária Extraordinária para definir a nova composição da Diretoria. As mudanças acontecem após o então presidente, Túlio Pereira de Sá, ter se desligado da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), entidade que representava no colegiado – o que, por consequência, motivou a sua saída do Comitê. Por aclamação, José Hermano Franco foi eleito presidente do CBH do Rio Pará e vai ocupar o cargo pelo terceiro mandato.
Durante a Plenária, Hermano, atual secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Serrana, se colocou à disposição para retornar à presidência, com o objetivo de dar sequência aos trabalhos iniciados nas gestões anteriores. “Tenho orgulho de ter contribuído para o início de projetos grandiosos do Comitê, como o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água e o Programa de Saneamento Rural. Como secretário, ao lado do Túlio, também avançamos em vários outros objetivos, como o Mapeamento de Navegabilidade do Rio Pará. Meu objetivo é conseguir dar sequência a esses e outros projetos, e continuar contribuindo com o desenvolvimento da bacia”, comentou José Hermano, que já ocupou o cargo em dois mandatos, de 2018 a 2023.
Beatriz Alves Ferreira segue na vice-presidência do Comitê. Para o cargo de secretário, até então ocupado por Hermano, foi eleito José Augusto Dutra Bueno, representante da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais). Completando a diretoria, Larissa Reis continua como secretária-adjunta.

José Hermano Franco retorna à presidência do CBH do Rio Pará
Votações importantes
Além de definir a nova composição da Diretoria, a Plenária Extraordinária discutiu outros assuntos importantes para a bacia, entre eles um pedido de outorga feito pela Prefeitura de Nova Serrana. O processo, que já havia recebido parecer favorável do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e da Câmara Técnica Consultiva do CBH do Rio Pará, trata da regularização de um pequeno projeto de canalização de curso d’água executado no bairro Nossa Senhora do Carmo. O pedido também foi aprovado pelos conselheiros do Comitê.
Ainda durante a Plenária, os membros aprovaram a proposta de alterações do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) dos recursos da Cobrança, destacando a necessidade de realizar adequações orçamentárias no planejamento financeiro do CBH do Rio Pará “A alta inadimplência na Cobrança pelo uso da água fez com que fossem necessárias algumas realocações de recursos para que a gente consiga manter os trabalhos do Comitê, sem comprometer nosso orçamento financeiro, garantindo a continuidade de todas as nossas ações”, explicou Jacqueline Evangelista Fonseca, gerente de projetos da Agência Peixe Vivo.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Foto: Pedro Vilela
