Plenária do CBH do Rio Pará aprova Plano de Educação Ambiental e comemora resultados da Expedição ‘Esse Rio é Meu’

14/07/2023 - 12:25

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará realizou, nesta quinta-feira (13), a sua 14ª Plenária Ordinária para debater diversos assuntos. A reunião virtual contou com a participação de vários setores, incluindo usuários de recursos hídricos, prefeituras, indústrias e produtores rurais. Dentre os temas discutidos, os conselheiros aprovaram o Plano de Educação Ambiental e comentaram os resultados da expedição realizada pelo Rio Pará.


Durante a Plenária, a Agência Peixe Vivo apresentou detalhes do Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (PEA Pará) elaborado pela Envex Engenharia. Ao longo dos últimos meses, a consultoria contratada realizou uma série de ações para conhecer as iniciativas voltadas para a educação ambiental já desenvolvidas ao longo da bacia hidrográfica. Com base na análise, o PEA prevê diversas ações ligadas à conscientização sobre uso dos recursos hídricos, incluindo oficinas educativas, palestras e capacitação profissional. Os detalhes foram apresentados aos conselheiros, que, por unanimidade, aprovaram o PEA.

Os conselheiros também discutiram a participação do CBH do Rio Pará no 25º ENCOB (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), que acontece de 21 a 25 de agosto em Natal, Rio Grande do Norte. Este ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará vai contar com um estande no evento, com o objetivo de apresentar as ações ambientais executadas nos municípios da bacia, além de trocar experiências com representantes de outras regiões do país.

Inicialmente, o CBH do Pará previa a participação de cinco representantes do Comitê no ENCOB, sendo três membros da diretoria e dois conselheiros. Porém, durante a deliberação na Plenária, o Comitê decidiu avaliar a possibilidade da participação de mais um conselheiro, dependendo da disponibilidade orçamentária, que será analisada posteriormente. Foram sorteados quatro conselheiros, sendo que os dois primeiros já têm vaga garantida na viagem. O terceiro irá se houver possibilidade no orçamento e o quarto nome é suplente, em caso de desistência. Os conselheiros foram sorteados na seguinte ordem: André Rufino, Josias Filho, Breno Henrique e Marcelo da Fonseca.



Na Plenária foram apresentados detalhes dos projetos e programas desenvolvidos ao longo da Bacia Hidrográfica, incluindo o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água em microbacias, além do Programa de Saneamento Rural. Também foi informado, aos conselheiros, sobre a prorrogação, até 31/10, do mandato da atual diretoria por determinação do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Na reunião os conselheiros puderam assistir, em primeira mão, a um trecho do documentário produzido durante a Expedição “Esse Rio é Meu” que percorreu municípios do Rio Pará em maio deste ano. “Foi um sucesso da nascente à foz. Todos os municípios ficaram muito satisfeitos. Também houve um envolvimento muito grande de todo o Comitê. A bacia, como um todo, abraçou o projeto. Cada um se sentiu dono do rio”, comentou Túlio Sá, secretário do CBH do Rio Pará.

Ao comentar os resultados da expedição, os conselheiros destacaram a grande adesão dos municípios visitados com as ações propostas. “O sentimento é de gratidão. A gente nota que o Rio Pará é um ser vivo que precisa de cuidado e de nossa ajuda, para que ele possa nos ajudar. Foi muito interessante notar, principalmente, o envolvimento de jovens e de crianças, porque a gente sente que isso eterniza as atividades em prol do Rio Pará”, finalizou o conselheiro André Rufino.


Assista ao vídeo da Expedição ‘Esse Rio é Meu’:


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe