Semana Rio Pará chega a Itapecerica em seu 3º dia e alunos chamam a atenção para a preservação da água

09/05/2024 - 8:30

Em seu terceiro dia, a Semana Rio Pará – Educar para Transformar, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, desembarcou na cidade de Itapecerica. Na presença da secretária-adjunta do CBH, autoridades e convidados, alunos de duas escolas do município fizeram apresentações musicais e de danças chamando a atenção da comunidade para a preservação da bacia do Rio Pará. O evento foi realizado no Centro Cultural de Itapecerica.


Além de incentivar a mobilização social e o engajamento do poder público para a conservação e revitalização de territórios que estão dentro da bacia, a Semana Rio Pará 2024 busca educar e estabelecer um diálogo com aqueles que serão a próxima geração de protetores da natureza: as crianças. E foi isso que ocorreu no Centro Cultural da cidade.

Alunos das escolas municipais Severo Ribeiro e Cônego Cesário abriram a programação do dia com apresentações que exaltaram a importância de cuidar e preservar esse recurso tão precioso, a água. A professora da escola E.M. Severo Ribeiro, Eliane Corrêa, viu no encontro a oportunidade de encerrar um dos assuntos já abordados em sala de aula, a importância das nascentes. “A nossa escola já faz um trabalho de educação ambiental, mas, hoje, foi um novo capítulo para esse aprendizado, já que o encontro abordou a importância de preservar as nascentes, e aqui em Itapecerica existem algumas que contribuem para o Rio Pará”.

A participação e a curiosidade dos alunos sobre o rio também foi notada pela secretária-adjunta do CBH Rio Pará, Vilma Messias. Para ela, “foi muito gratificante encontrar essas escolas e poder mostrar um pouquinho o que é o Comitê e o seu papel para a preservação do meio ambiente. Sair de um evento desse, com as crianças em seu entorno te perguntando e questionando sobre o rio, é muito gratificante”.

Vilma Messias ainda destaca que a ação já demonstrou resultados bastantes positivos, e que, ao final da programação, junto a ação da expedição passada, o CBH do Rio Pará percorrerá 18 municípios. “Até o final dessa ação, vamos percorrer 18 municípios, na tentativa de mostrar o que é o Comitê e quais os trabalhos que estamos executando. Contamos com a participação e engajamento de todas as representatividades dos municípios”.

Stefânia Gatto, diretora de Gestão Ambiental de Itapecerica, agradeceu o convite e reforçou o compromisso da cidade com as causas ambientais. “Desde o início ficamos felizes com o convite e com a articulação do Comitê. Queremos agradecer ao CBH por escolher o nosso município; pode ter certeza de que estaremos sempre à disposição”, afirmou a diretora.


Veja mais fotos:


Semana Rio Pará – “Educar para transformar”

Com o intuito de educar e impactar o maior número de pessoas possível, a comitiva da Semana Rio Pará ainda fará mais três paradas, sendo elas em Nova Serrana e Leandro Ferreira, no dia 9 de maio, e por último, em Araújos no dia 10 de maio.

Em cada parada haverá exposição educacional itinerante, exibição de vídeos, bate papos com os membros do Comitê e sorteio de brindes. Participe e apoie a Semana Rio Pará 2024: ‘Educar para Transformar’! Vamos construir juntos mais esta grande mobilização na busca pelo pertencimento e engajamento em torno da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe