Ações de educação ambiental na Bacia do Rio Pará são premiadas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

20/12/2022 - 11:25

Iniciativas de incentivo à educação ambiental, desenvolvidas em municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, foram premiadas, na última semana, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As ações envolvem estudantes de escolas participantes do Programa Jovens Sustentáveis, do Governo de Minas. Na região Centro-Oeste do estado, o prêmio foi entregue para uma escola de Itapecerica e, também, à prefeitura de Pará de Minas.


Em Itapecerica, a premiação foi recebida com empolgação pelos alunos e professores da Escola Municipal Severo Ribeiro. No ano passado, uma parceria envolvendo as secretarias municipais de educação e de meio ambiente com o governo do Estado começou a implementar atividades de educação ambiental com as crianças e adolescentes. Em 2022, o projeto foi renovado com a participação no Programa Jovens Sustentáveis. “Tivemos novamente muita participação dos alunos e da comunidade. Não só os alunos e a escola puderam aprender sobre o cuidado com o meio ambiente, mas também toda a comunidade escolar adquiriu esses conhecimentos. Nos sentimos honrados, além de participar, por sermos premiados este ano”, destaca Janete Gondim, secretária municipal de Educação de Itapecerica.

A escola de Itapecerica foi a única da região Centro-Oeste do estado a ser premiada pelo governo. “Tivemos um grande alcance das nossas ações, envolvendo estudantes, educadores e familiares. A cidade se engajou nessa mudança”, disse Wirley Rei, mais conhecido como Teko, prefeito de Itapecerica.

Ao longo do ano, os alunos da escola participaram de cursos sobre educação ambiental. A comunidade escolar, incluindo as famílias dos estudantes, também foram estimulados a refletir sobre o consumo consciente, o desperdício e a importância do descarte correto de resíduos. “Ao adotarmos a prática de respeito ao meio ambiente e do consumo consciente, estamos contribuindo para nossa qualidade de vida e para um futuro melhor para as próximas gerações”, destaca Olga Rabelo Santos, diretora da Escola Municipal Severo Ribeiro.

Das 115 escolas selecionadas para participar do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, apenas dez receberam o prêmio do Governo do Estado. “As ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, explica Mateus Simões, secretário-geral do estado.



De acordo com a Semad, os vencedores foram escolhidos por apresentar o maior engajamento e comprometimento com as metas do projeto. “Chegamos a 65 municípios, alcançando 115 escolas, num total de 4,3 mil alunos. Mais do que os números é o resultado que temos. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores, nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, ressalta Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Além das dez escolas premiadas, o Governo de Minas homenageou 12 municípios que se destacaram no Programa. Pará de Minas, que faz parte da Bacia do Rio Pará, foi uma das selecionadas e recebeu um certificado de boas práticas pedagógicas em educação ambiental. A cidade foi escolhida para participar do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis no fim de 2021 e, ao longo de 2022, desenvolveu uma série de atividades nas escolas.

De acordo com a Prefeitura de Pará de Minas, as ações de educação ambiental envolveram alunos e professores de quatro turmas em duas escolas públicas do município. “As temáticas abordadas foram divididas em cinco módulos: consumo consciente de água, consumo consciente de energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária do bem-estar animal doméstico”, explica Cláudio Feliciano, assessor executivo da secretaria municipal.


Pará de Minas recebeu, do governo do estado, certificado de boas práticas pedagógicas em educação ambiental


Os alunos visitaram nascentes, conheceram as estações de tratamento de água e esgoto da cidade e participaram de várias atividades de conscientização ambiental, que envolveram também as estudantes. Com o sucesso das iniciativas pedagógicas, o município pretende expandir a participação no Programa Jovens Sustentáveis. “Para o próximo ano, daremos continuidade ao projeto através do Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado. Vamos abranger alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas”, detalha Cláudio.

Durante a premiação às cidades e escolas que se destacaram em 2022, o Governo de Minas lançou o edital 2023 do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. A intenção é que 50 novos municípios façam parte do projeto, ampliando ainda mais as ações de conscientização ambiental. “Espero que um dia possamos incluir os 853 municípios de Minas Gerais no programa”, finaliza Mateus Simões.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: Divulgação – Prefeitura de Itapecerica; Fernando Piancastelli

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe