Agência Peixe Vivo disponibiliza PPA e PIA para consulta no site.

22/06/2021 - 19:19

Agência Peixe Vivo disponibiliza PPA e PIA para consulta no site

 

O detalhamento da execução do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) e do Plano de Investimentos Anual (PIA) dos recursos da arrecadados com a cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Pará referente foi disponibilizado no site da Agência Peixe Vivo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH Rio do Rio Pará). O objetivo é oferecer mais transparência nas ações da Peixe Vivo e do Comitê, permitindo que a sociedade acompanhe as informações sobre os investimentos na bacia do Rio Pará.

O PPA é o instrumento básico e harmonizado de orientação dos estudos, planos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água em toda a bacia hidrográfica do Rio Pará. Foi aprovado pelo Plenário do Comitê da Deliberação Normativa n° 44 de 9 de dezembro de 2020 para os exercícios 2021 a 2023. O documento é dividido em três  eixos: (1) Programas e Ações de Gestão, (2) Programas e Ações de Planejamento e (3) Programas e Ações Estruturais de Revitalização.

Já o PIA é trata-se do detalhamento do PPA, ou seja, é um plano de execução de curto prazo, que lista as ações que serão realizadas dentro de um ano.

O Plano de Investimentos é apresentado utilizando a tecnologia Business Intelligence (BI) implementada recentemente na Agência Peixe Vivo, pelo coordenador de sistemas Matheus Carvalho. “É uma ferramenta de apoio à gestão dos recursos hídricos que vai auxiliar as tomadas de decisões da Agência de forma mais assertiva. O BI é inovador e habilita uma gestão mais eficaz e facilitada dos recursos hídricos”, informa Matheus.

O status das ações contratadas e os respectivos valores executados  podem ser acompanhados por meio de vários filtros no sistema de BI, como  componentes do PPA, subcomponentes, ação programada ou por responsabilidade das gerências da Agência Peixe Vivo.

Acesse https://cbhriopara.org.br/contrato-de-gestao/contato-no-001-igam-2016/atualizacao-do-ppa/ ou  https://agenciapeixevivo.org.br/transparencia/aplicacao-dos-recursos/aplicacao-dos-recursos-arrecadados/ e fique por dentro da informação!

 

Acesse também https://cbhriopara.org.br/contrato-de-gestao/contato-no-001-igam-2016/atualizacao-do-ppa/  para acompanhar o Plano de Investimentos.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe