Informativo do CBH do Rio Pará nº 05: Água tratada e qualidade de vida

29/05/2024 - 12:02

Programa de Saneamento Rural do CBH vai beneficiar 350 famílias ao longo da bacia

 

Cerca de 350 famílias que vivem em comunidades rurais ao longo da Bacia do Rio Pará serão beneficiadas por uma importante ação do CBH do Rio Pará. O Comitê vai investir, ao todo, R$ 2 milhões no Programa de Saneamento Rural e a previsão é que as obras comecem ainda este ano.

34 municípios manifestaram interesse em receber as ações do Programa. No ano passado, o Comitê realizou a etapa de análises técnicos e hierarquização das demandas. Com base nos levantamentos, foram selecionadas as comunidades de Cajuru e Jacarandida, em Resende Costa; Custódios, em Cláudio; o povoado de Branquinhos, em Divinópolis; Bom Jesus de Angicos, Jacarandá e Olhos d´Água de Angicos, em Carmo do Cajuru; a reserva indígena Kaxixó e a comunidade Antônio Veloso, em Pompéu.

Todas os programas executados pelo CBH do Rio Pará são financiados pelos recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia. “A gente está retornando para a Bacia os valores cobrados pelo uso da água, através da melhoria da quantidade e qualidade da água. E, nas pequenas comunidades que normalmente lançam o esgoto diretamente nos afluentes do Rio Pará, o Programa de Saneamento Rural vai causar um impacto muito grande. A ideia é proporcionar qualidade de vida para as comunidades beneficiadas”, comenta Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará.

A previsão do Comitê é que as obras do Programa tenham início em outubro deste ano. “No planejamento para 2024 foram previstas ações de planejamento e ações estruturais. Está prevista a contratação de uma empresa para elaboração de projetos básico/executivo para coleta, tratamento e destinação de esgotos domésticos em módulos individuais em localidades rurais, vinculadas ao programa de saneamento rural da bacia hidrográfica do Rio Pará. Estamos em processo de licitação. Após a conclusão desta etapa, está prevista, para ainda este ano, a execução dos projetos no Baixo Pará”, explica Flávia Mendes, engenheira e Coordenadora Técnica da Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo.

 


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe