Informativo do Pará nº6: Águas do Saber

15/10/2024 - 10:00

Plano de Educação Ambiental do CBH do Rio Pará segue a todo vapor

As ações do Plano de Educação Ambiental (PEA) do CBH do Rio Pará já começaram a ser executadas. E outras ações estão previstas até o fim deste ano. O objetivo é promover conscientização e incentivar a mobilização da comunidade para a preservação dos recursos hídricos.

Entre agosto de 2022 e maio de 2023, o Comitê realizou uma série de levantamentos e estudos para o desenvolvimento do PEA. O instrumento prevê várias ações que serão realizadas nos 35 municípios da bacia ao longo dos 10 anos, para contribuir com a preservação dos recursos hídricos. O investimento vai ser de mais de R$ 3 milhões em diversas iniciativas.

Após a finalização e aprovação do PEA, o Comitê já deu início à execução das ações. Ainda no ano passado, o CBH do Rio Pará realizou uma oficina para divulgação e norteamento das ações de Educação Ambiental. Em 2024, entre os dias 06 e 10 de maio, aconteceu a “Semana Rio Pará – Educar para Transformar”, nos municípios de Desterro e Entre Rios, Carmópolis de Minas, Itapecerica, Nova Serrana, Leandro Ferreira e Araújos, promovendo ações de estímulo à consciência ambiental.

Além disso, o Comitê participou da 1ª Oficina em Educação Ambiental do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, em julho deste ano, para alinhar as ações do PEA do CBH do Rio Pará com os demais CBHs.

PEA prevê uma série de ações junto à população dos 35 municípios da bacia.

Divinópolis, maior município da bacia do Rio Pará, foi a primeira cidade a receber uma exposição educativa itinerante com totens produzidos pelo CBH do Rio Pará que apresentam a bacia, suas características, belezas e principais fatores de pressão. “O Comitê entende que a Educação Ambiental é uma ferramenta importante para a gestão dos recursos hídricos. Mediante esta visão, o PEA foi construído, tendo como objetivos a integração de vários atores, incluindo usuários, poder público e sociedade civil em geral. A intenção é consolidar a Educação Ambiental no território da bacia, orientar e acompanhar o delineamento e a execução de projetos de conscientização e informação, bem como estabelecer ações que possam contribuir para a solução ou alívio de questões ambientais relacionadas aos recursos hídricos”, explica Beatriz Alves, vice-presidente do CBH do Rio Pará e coordenadora do Grupo de Trabalho do PEA.

Até o fim deste ano, outras ações do Plano de Educação Ambiental da Bacia do Rio Pará vão ser colocadas em prática. Uma das iniciativas é a realização de Dias de Campo, para capacitação de usuários de recursos hídricos. O Comitê divulgou um Procedimento de Manifestação de Interesse e, após avaliar vários critérios, selecionou Cláudio e Carmo do Cajuru, no Médio Pará, além de Pará de Minas, no Baixo Pará.

Também vão ser realizadas capacitações para técnicos municipais em Educação Ambiental. Para essas ações, o CBH do Rio Pará selecionou Cláudio, no Alto Pará, Carmo do Cajuru, no Médio, e Pará de Minas, no Baixo.

“A gente espera que os técnicos municipais estejam preparados para apoiar a população em geral, principalmente os que vão ser beneficiados com as soluções individuais de saneamento rural. É importante destacar que apesar das capacitações serem realizadas nas cidades selecionadas pelo edital, nossa ideia é convidar representantes dos outros municípios que também demonstraram interesse em participar das atividades. Dessa forma, conseguiremos reverberar as ações realizadas pelo Comitê e manter em alta os temas ligados à Educação Ambiental”, explica Ohany Vasconcelos, Coordenadora Técnica da Agência Peixe Vivo.

Em breve, o Comitê vai dar início ao planejamento da primeira edição do Prêmio Rio Pará, para reconhecer e incentivar boas práticas de Educação Ambiental. O PEA também vai promover o ‘CBH nas Instituições’, para apresentar o trabalho do Comitê em empresas, instituições de ensino e outros locais.

 


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe