Capacitação em Cláudio aborda estratégias descentralizadas de saneamento em comunidades rurais

10/12/2024 - 13:35

Nesta segunda-feira (09), ocorreu a segunda oficina de capacitação em Educação Ambiental, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, voltada para técnicos municipais. O evento foi realizado no espaço multimídia da Câmara Municipal de Cláudio e contou com a participação de técnicos da cidade e de Carmópolis de Minas.


O engenheiro Pedro Heller, especialista em meio ambiente e saneamento na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, enfatizou a importância de desenvolver estratégias descentralizadas para a gestão da bacia do Rio Pará. “A capacitação tem um objetivo maior de preparar, de discutir tecnicamente com os técnicos municipais essas soluções descentralizadas. Quando estamos falando de soluções descentralizadas, estamos saindo de um formato convencional de rede de tratamento, formatos vistos em grandes centros urbanos, e enxergando cada morador, cada produtor, cada usuário, principalmente de zonas rurais”, explicou o engenheiro.

Segundo Heller, o principal objetivo é fortalecer o conhecimento dos técnicos para que as tecnologias implementadas nas comunidades rurais sejam eficazes e sustentáveis. Ele destacou: “A infraestrutura de uma área rural não se limita ao projeto e à construção. Para que seja bem-sucedida, é preciso muito mais: é necessário garantir uma operação adequada, respeitar as etapas de manutenção e, sobretudo, assegurar que a tecnologia seja apropriada para os usuários, que desempenham um papel crucial no sucesso dessas soluções.”

Pedro Souza, biólogo e atual responsável pela transição de cargos na autarquia Serviços de Saneamento Ambiental Municipal de Carmópolis de Minas (SESAM), destacou a importância da capacitação para a atualização de conhecimentos na área socioambiental. Segundo ele, o município enfrenta desafios significativos no tratamento de resíduos e efluentes, o que torna indispensável a busca por soluções inovadoras. “Este treinamento é de extrema importância. Mesmo com conhecimento prévio, é fundamental nos atualizarmos para implementar essas melhorias em nosso município, especialmente com um foco ambiental mais apurado”, afirmou. Pedro também agradeceu ao CBH do Rio Pará e à Agência Peixe Vivo pela oportunidade de participar do evento.


Veja mais fotos:


Três municípios

Após a realização do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), os municípios de Carmo do Cajuru, Cláudio e Pará de Minas foram selecionados pelo CBH do Rio Pará para participar da capacitação “Técnicos Municipais em Educação Ambiental com Foco em Recursos Hídricos”.

O primeiro encontro ocorreu em Carmo do Cajuru e, o terceiro e último, será realizado em Pará de Minas no próximo dia 11 de dezembro.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe