CBH do Rio Pará anuncia nova Expedição e investimentos em Produção de Água

13/02/2026 - 10:31

A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) se reuniu nesta quinta-feira (12) para discutir vários assuntos. Foram antecipados detalhes da nova Expedição pelo Rio Pará, que ainda este ano pretende navegar por trechos do curso d’água, promovendo ações voltadas para a Educação Ambiental.


Durante a reunião, a Agência Peixe Vivo também repassou informações sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de Produção de Água. A partir da arrecadação financeira oriunda da Cobrança pelo uso dos recursos hídricos, o CBH do Rio Pará pretende financiar a execução de obras em duas microbacias do território. O objetivo é executar intervenções para melhorar a quantidade e a qualidade da água, transformando a vida da população da bacia.

A diretoria do Comitê também anunciou que, por votação entre os conselheiros do Comitê, ficou definido que a Reunião Plenária do mês de março será realizada no dia 24 em Bom Despacho, no Baixo Rio Pará. A intenção é que o próximo encontro presencial do Comitê seja em Pompéu.

Navegando pelo Rio Pará

Ainda no mês de março, pra marcar o Dia Mundial da Água, o CBH Rio Pará pretende realizar várias atividades ao longo da bacia. Entre elas, estão previstos eventos para entrega das obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Águas na microbacia do Sapé, em Carmo do Cajuru, no Médio Pará, e na microbacia dos Custódios, em Cláudio, no Alto Pará. Além disso, vão ser iniciadas as obras do Programa de Saneamento Rural, em Pompéu, Baixo Pará.



Por fim, a Diretoria anunciou que, este ano, a Expedição pelo Rio Pará vai ser especial. “Nós finalizamos o Termo de Referência e nos próximos dias vamos publicar os detalhes do edital, para fazer as contratações necessárias e dar início ao planejamento”, antecipou Ohany Ferreira, Gerente de Integração da Agência Peixe Vivo.

Com a conclusão do projeto de Mapeamento de Navegabilidade do Rio Pará, bem como do aplicativo de georreferenciamento do rio, neste ano a Expedição vai percorrer, a bordo de caiaques, alguns dos pontos mais representativos da bacia. “Finalmente, nós vamos navegar pelo Rio Pará, conhecendo de perto a realidade do rio e os trechos navegáveis que o mapeamento indicou. A ideia é levar mobilização social e educação ambiental e espalhar a importância do trabalho do Comitê”, finalizou José Hermano Franco, presidente do CBH do Rio Pará.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe