CBH do Rio Pará e IGAM alinham Manual Operativo para aprimorar gestão

22/11/2021 - 17:16

Na sexta-feira passada (19), a reunião da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará percorreu vários assuntos, sempre com os olhos na água. Como preservar só dá certo em rede, Allan Mota, gerente de Planejamento do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), apresentou progressos no Manual Operativo do Plano Diretor de Recursos Hídricos, que permitirá registros mais completos, melhor acesso e eficiência na gestão.

Utilizando o sistema Open Project, o Manual Operativo disponibiliza online todas as ações dos CBHs, com indicadores de implementação e acompanhamento do Plano de Aplicação Plurianual. Em breve, prometeu Mota, os usuários vão receber capacitação para utilizar a plataforma. José Hermano Oliveira Franco, presidente do CBH do Rio Pará, considera que os novos recursos “facilitam demais, tornam as coisas bem mais simples e fáceis de administrar e permitem até ampliar ações”.

Allan Mota, gerente de Planejamento do IGAM, apresentou o Manual Operativo do Plano Diretor de Recursos Hídricos

Estava na reunião também a Agência Peixe Vivo, agência de bacia do CBH do Rio Pará, com Célia Froes, diretora-geral, Rúbia Mansur, gerente, e Jacqueline Fonseca, coordenadora técnica, que trouxeram estimativas do que se poderá investir no Rio Pará em 2022.

A próxima plenária do Comitê do Pará, em 10 de dezembro, avaliará a readequação do Plano de Aplicação 2021/2023 diante dos ajustes no orçamento, já que o prognóstico de arrecadação ficou cerca de R$ 2,5 milhões abaixo do projetado.

Mesmo com a redução, José Hermano acredita que será possível “dar um salto” na gestão e na proteção da bacia: “Este ano já foi mais produtivo, para o próximo estamos ainda mais preparados. Construção é isso mesmo, não se faz num estalar de dedos”.

O encontro ainda aprovou o calendário para o ano que vem, com suas reuniões plenárias, de diretoria e das câmaras técnicas.

Muito a fazer

A diretoria deu boas-vindas à Tanto Expresso, empresa de Comunicação que venceu processo licitatório, realizado em novembro, para assessorar o Comitê. Paulo Vilela, diretor da empresa, realçou a motivação com a nova empreitada e resumiu rapidamente as linhas de atuação: “Somos uma empresa especializada no desenvolvimento e execução de projetos de comunicação integrada e mobilização, sobretudo nas áreas de meio ambiente, responsabilidade social, cultura e educação ambiental”.

José Hermano destacou o desafio de “construir com cara nova. A visão das pessoas tem que ser revista, precisam voltar a olhar pra bacia, a dar importância pro rio, e isso virá com mobilização e comunicação”. Uma apresentação mais completa do planejamento específico da área terá lugar na plenária de dezembro.

Paulo Vilela (à dir) destacou as ações de Comunicação que serão estruturadas para o CBH do Rio Pará.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe