Cicloexpedição reúne dezenas de pessoas e chama atenção para a importância da preservação da bacia do Rio Pará

19/05/2025 - 13:00

O domingo (18) foi de esporte e conscientização ambiental em Divinópolis, maior cidade da bacia do Rio Pará. Dezenas de pessoas se reuniram no Teatro Usina Gravatá, um dos monumentos históricos mais conhecidos do município, para participar da cicloexpedição promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará).


A Cicloexpedição ‘Pedalando pela bacia do Rio Pará’ teve um trajeto de cerca de 23km, em um percurso de ida e volta entre o Teatro Gravatá e a Cachoeira do Caixão, no encontro dos Rios Itapecerica e Pará. O roteiro foi pensado justamente para que as pessoas pudessem passar perto dos cursos d´água e estar em contato com a natureza.

“Divinópolis já tem uma cultura importante de ciclismo e, muitas vezes, as pessoas passam por esses lugares sem prestar muita atenção para as questões ambientais, para a situação dos rios. Com a cicloexpedição a gente quis justamente isso: convidar a sociedade a se envolver com a preservação ambiental e conhecer a realidade dos nossos recursos hídricos. É uma oportunidade para o Comitê apresentar o trabalho que tem sido feito e mostrar que nossos rios estão vivos, mas que se a gente não se unir não vamos conseguir preservá-los, para buscar uma melhoria na quantidade e na qualidade das nossas águas”, explica Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará, que deu as boas-vindas aos ciclistas na abertura do evento.

Dezenas de ciclistas participaram da ação, que mobilizou muitas pessoas em torno da mensagem de conscientização ambiental. “Todo ciclista é também um ambientalista. E, nesta cicloexpedição, temos um percurso emblemático, próximo ao Rio Itapecerica e ao Rio Pará. É uma oportunidade de chamar a atenção para a realidade que vivemos e unir esforços na luta pelo sonho de despoluir os rios da nossa cidade”, destacou Sebastião Castro, presidente da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC).

União de esforços

A iniciativa do CBH do Rio Pará contou com o apoio de vários parceiros, que se mobilizaram a favor da preservação ambiental. “É uma oportunidade bacana de incentivar a prática de exercícios físicos e ainda lutar por uma causa tão importante, que é a preservação dos nossos rios. Não podemos esquecer da situação do Itapecerica e do Pará, tão importantes para a cidade. E esperamos que essa ação possa conscientizar as pessoas sobre o papel de cada um na despoluição do meio ambiente”, comentou Thiago Amaral, gerente de esportes da Prefeitura de Divinópolis.

O Lions de Bike foi um dos grandes parceiros do Comitê na cicloexpedição e ajudou a sensibilizar os ciclistas a respeito da importância de ações de recuperação dos rios. “É um orgulho imenso fazer parte desse momento que certamente ficará marcado. Enquanto ciclista, estamos sempre em meio à natureza, passando perto dos rios. Acredito que é papel de todos nós unirmos forças ao trabalho que já é feito pelo Comitê para lutar pela preservação dos nossos recursos hídricos, porque sem água não há como existir vida”, enfatizou Mozar Prado, presidente do Lions de Bike.

Após a pedalada, os ciclistas participaram de um momento de interação promovido pelo Comitê, com exposição de materiais sobre o trabalho do CBH, piquenique e ações de entidades parceiras, como a UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei) e alunos da Faculdade Anhanguera Divinópolis, que distribuíram brindes, fizeram aferição de pressão arterial e ofereceram orientações sobre cuidados com a saúde.

Membros do CBH do Rio Pará também se envolveram na ação. Marcelo da Fonseca, representante do Sindicato Rural de Cláudio e conselheiro do Comitê, viajou até Divinópolis para participar da cicloexpedição. “É uma oportunidade importante para mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido pelo Comitê, explicar onde os recursos são aplicados. E usar o esporte para essa mobilização funciona muito bem, porque toda pessoa que pratica um determinado esporte já tem um comprometimento e uma sensibilidade com a questão do meio ambiente”, comentou.

Entre tantos ciclistas que pedalaram na ação do Comitê, encontramos Jeiza Batista, que é moradora de Divinópolis. Ela contou que tem o hábito de passar pelo trajeto até a Cachoeira do Caixão, mas ainda não havia se atentado para a importância ambiental da região. “Isso é muito bom e precisamos de mais eventos assim, para conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a natureza. Os rios são nosso futuro, o futuro das crianças, e temos que chamar atenção para a causa ambiental, que muitas vezes é deixada de lado por algumas pessoas. Achei uma iniciativa incrível”, disse a professora.


Veja mais fotos da atividade:


Semana Rio Pará 2025

Com o objetivo de aproximar a comunidade da bacia e promover a mobilização da sociedade em torno da preservação dos recursos hídricos, a cicloexpedição foi o ponto alto da Semana Rio Pará 2025. Pelo terceiro ano seguido, o CBH do Rio Pará promoveu uma série de atividades ao longo da bacia na primeira quinzena do mês de maio.

Este ano, a Semana Rio Pará teve como tema principal a Cobrança pelo uso dos recursos hídricos, sob o mote ‘Água para produzir, Cobrança para preservar’. De 12 a 16 de maio, o Comitê promoveu uma série de Rodas de Conversa em cinco municípios da bacia: Itaúna, Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu, contando com a participação de membros do CBH, poder público, entidades de representação e usuários dos recursos hídricos.

A vice-presidente do CBH do Rio Pará, Beatriz Alves, destacou que a cicloexpedição encerrou a programação da Semana Rio Pará, buscando difundir o trabalho do Comitê. “Na Semana Rio Pará o Comitê se envolve com diferentes públicos alvos que a gente já tem definido nos municípios. E a mobilização junto à população é muito importante para que mais pessoas conheçam o nosso papel. Com esse encerramento na cicloexpedição, queremos levar as pessoas para mais perto do Rio Pará. A população conheceu o CBH do Rio Pará, conheceu o que está sendo trabalhado e esperamos com isso aumentar a participação social”, finaliza.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: Fernando Pìancastelli

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe