Comitê finaliza obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água em Cláudio

06/10/2025 - 11:05

Cerca de 80 propriedades rurais receberam as obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) na zona rural de Cláudio, região do Alto Pará. As intervenções na microbacia dos Custódios já foram concluídas.


O Programa foi criado pelo CBH do Rio Pará com o objetivo de executar obras para melhorar a quantidade e qualidade dos recursos hídricos ao longo da bacia. Na microbacia dos Custódios, em Cláudio, os trabalhos começaram em março do ano passado e foram concluídos recentemente. “As interferências já estão concluídas aqui na microbacia do Ribeirão dos Custódios, deixando marcas de benefícios e a certeza de prosperidade na lida com a terra, na vazão e qualidade da água. Benefício não só para a comunidade dos Custódios, como também para o município de Cláudio e bacia como um todo”, comemora Marcelo da Fonseca, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Cláudio e conselheiro do CBH do Rio Pará.

Só em Cláudio o investimento foi de mais de R$ 5 milhões. De acordo com a empreiteira responsável pela execução das obras, as intervenções concluídas incluem a implantação de mais de 87 mil metros de cercas, plantio de 31 hectares de mudas, além da correção do solo em mais de 560 hectares e 258 mil metros de terraceamento. “O resultado foi bastante satisfatório e percebemos que superou as expectativas das famílias beneficiadas. Na minha avaliação, foi um sucesso total. Agora, após a etapa de conclusão das obras, estamos na fase de manutenção das intervenções, para que elas continuem a contribuir com a preservação da microbacia por bastante tempo”, explica Daniel Augusto Martins, engenheiro da Fortal Engenharia, contratada para executar as ações na microbacia dos Custódios.

Uma das propriedades beneficiadas pertence ao senhor Fidel Pereira da Fonseca. Na área de cerca de 29 hectares, o CBH do Rio Pará financiou a execução de intervenções para correção do solo, terraceamento, além da construção de cercas. “Antigamente, o córrego que passa por aqui tinha muito mais água. Com o passar do tempo, o volume diminuiu muito. Com esse projeto a gente espera que as coisas melhorem, porque temos que preservar a natureza”, comenta o produtor rural.


Veja todas as fotos:


Marco importante

Além da microbacia dos Custódios, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará está financiando a execução das obras na microbacia do Sapé, em Carmo do Cajuru, no Médio Pará, e na microbacia do Pari, em Pompéu, região do Baixo Pará. Em Carmo do Cajuru, as obras já terminaram, enquanto em Pompéu a expectativa é que os trabalhos comecem em breve.

Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará durante quase todo o período de execução do Programa, diz que a conclusão das obras em Cláudio representa um marco importante do trabalho do Comitê em prol da preservação dos recursos hídricos. “Um projeto como este não acontece do dia para a noite. Temos a etapa do planejamento, da mobilização, da execução. Então, quando vemos as obras sendo entregues é motivo de muita alegria. Sempre batemos na tecla da importância da Cobrança pelo uso dos recursos hídricos e este é um exemplo de como esses valores são revertidos para a própria bacia, já que todas as obras foram custeadas pelos recursos arrecadados com a Cobrança. A bacia inteira ganha com isso”, conclui.


Saiba mais sobre o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água do CBH do Rio Pará:


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Fotos: Udner Rios

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe