CBH Rio Pará marca presença em encontro do CCR Alto São Francisco

16/10/2023 - 10:35

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, Túlio de Sá, participou do primeiro encontro presencial de 2023 da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto SF/ CBHSF), entre os dias 05 e 06 de outubro em Piumhi. Temas como o crédito de carbono, a apresentação de painéis fotovoltaicos em Três Marias, o sistema MIRA – IGAM, indicadores de FPI, entre outros, foram pautas do encontro. Uma visita técnica pelo Lago de Furnas, em Capitólio, também foi realizada durante o último dia de reunião.


Túlio de Sá compreende que este tipo de troca é importante justamente por tratar a bacia e seus afluentes como um único sistema rico e complexo. “É importante essa troca de experiências, realmente avaliar as dificuldades dos outros comitês e trazer para nossa realidade, e neste caso, até saber de alguma dificuldade que os outros estão passando e oferecer uma troca de expertise”.

Durante a parte da manhã do primeiro dia programação, representantes dos Comitês Afluentes e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) se reuniram para discutir a integração da entidade delegatária, a Agência Peixe Vivo, aos comitês da Bacia do Rio São Francisco e a gestão dos recursos de cobrança pelo uso da água. A proposta busca integrar os comitês em suas ações para assim, otimizar ações nas bacias afluentes do Velho Chico.

Relacionado a este assunto, um ponto que chamou a atenção do presidente do CBH do Rio Pará foi a educação ambiental, pauta que o mesmo avalia como um ponto à frente a outros trabalhos e que pode servir de exemplo. “Um passo, que hoje, o CBH do Rio Pará está bem à frente é com o Programa de Educação Ambiental aprovado e com os trabalhos sendo executados, então, conseguimos contribuir para poder unificar e fazer de maneira integrada o trabalho entre os comitês”, afirmou Túlio.


Confira mais fotos da participação do CBH do Rio Pará na reunião:


Avaliação Geral

Em uma visão geral, Túlio de Sá avaliou que as apresentações foram importantes para conhecer ainda mais ferramentas como o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA), apresentado pelo Diretor-Geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, que disponibiliza, em tempo real, dados relacionados à vazão e fluxo residual dos corpos hídricos do estado. Além disso, o “PRA Produzir Sustentável”, apresentado pela analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Janaína Mendonça, programa que visa tratar e executar ações de regularização de passivos ambientais de desmatamentos que ocorreram em imóveis rurais de uma determinada região, e a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ferramenta de fiscalização e monitoramento utilizada na bacia do Rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe