Informativo nº2: Conceição do Pará

16/11/2022 - 11:47

Estação ‘Velho do Taipa’ reforça cultura do município banhado pelas águas dos Rios Pará e São João


A bacia do Rio Pará integra diversos munícipios mineiros e, em cada um deles, congrega sua diversidade e cultura. Nesse território está Conceição do Pará, a 136km de Belo Horizonte e que tem como principal acesso a rodovia estadual MG-423. Com pouco mais de 5 mil habitantes, a cidade tranquila da região Centro-Oeste mineira festejará seus 60 anos de emancipação político-administrativa em 2023. Terra de gente feliz e hospitaleira, o município é conhecido pela sua tranquilidade e belos cenários naturais.

Conceição do Pará é banhada pelo Rio Pará, que também é limite com os municípios de Nova Serrana e Pitangui.

Conceição do Pará é banhada pelo Rio Pará, que também é seu limite com os municípios de Nova Serrana e Pitangui. Outro curso d’água importante que passa pelo município é o Rio São João, já na fronteira com Pará de Minas, Onça de Pitangui e Pitangui.
Os primeiros habitantes da região chegaram no século 18, integrantes da família Cardoso, sobrenome que passou a denominar o povoado, que posteriormente incorporou-se ao distrito onde se encontra o Santuário, recebendo o nome de Conceição do Pará. O povoado passou à categoria de vila em 1939 e emancipou-se em 1963.

Cidade tranquila e de um povo acolhedor, Conceição do Pará recebe turistas e visitantes que buscam aproveitar o conforto e a tranquilidade do interior. Por lá, uma boa conversa em uma das praças da cidade aquecem o coração e a memória de quem passa por ali.
 

Turismo local

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, João Cabral Marra, um dos pontos que mais atraem turistas à cidade é a famosa Estação Ferroviária Velho da Taipa, um dos remanescentes da Estrada de Ferro Oeste Minas (EFOM). Inaugurada em 1891, recebeu o nome em homenagem a Antônio Rodrigues Velho, conhecido também como Velho da Taipa. A edificação se encontrava em desuso e totalmente abandonada, apesar de seu valor cultural. Após restauração, o prédio passou a sediar eventos culturais e receber turistas.

“A estação é um dos pontos da cidade que recebe visitantes durante todo o ano para conhecer o espaço cultural. Já para quem deseja apreciar uma pescaria ou degustar uma boa comida mineira, o local possui espaços adequados para consumo e pesca”
João Cabral Marra,
Secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo

A praia do Jatobá, localizada há 2km do município, às margens do Rio Pará, é um local amplamente arborizado e opção de lazer e recreação para os visitantes. Recentemente, próximo ao espaço foi criado um parque ecológico, espaço para conscientização e preservação ambiental.

Já o Pontal, onde os Rios Pará e São João se encontram, situado abaixo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, é um espaço aquático que recebe turistas em sua prainha para curtir as águas do rio. Marra alerta para a segurança, uma vez que os níveis para adentar no curso d’água devem ser respeitados para evitar acidentes.

 

Religiosidade e cultura

Ainda de acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, João Cabral Marra, a fé e religiosidade atraem centenas de pessoas à cidade. Em dezembro, os devotos visitam o Santuário de Nossa Senhora da Conceição para renovar seus pedidos e intenções. Já o carnaval de rua e o Festival de Gastronomia também são datas importantes para o município e que recebem muitos turistas.

O secretário também conta que as fazendas antigas atraem muitos visitantes para conhecer sua história e as técnicas usadas no passado. “Conceição do Pará é uma cidade acolhedora, é sempre um prazer receber os visitantes em nossa terra! Aqui todos são bem recebidos e com certeza terão uma excelente hospitalidade”, enfatiza.

Conceição do Pará é banhada pelo Rio Pará, que também é limite com os municípios de Nova Serrana e Pitangui.

Conceição do Pará é banhada pelo Rio Pará, que também é limite com os municípios de Nova Serrana e Pitangui.


Assessoria de Comunicação CBH Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe