Comitiva fecha a primeira semana de Expedição em Divinópolis chamando a atenção para situação do rio Itapecerica

13/05/2023 - 10:02

Após percorrer cinco cidades, rodar mais de 400km e articular com diversas frentes, a expedição ‘Esse Rio é Meu’, organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, chegou ao quinto e último dia da primeira semana de programação. O destino foi Divinópolis, maior cidade da Bacia, banhada pelo importante rio Itapecerica.


Durante a manhã, o Comitê se reuniu na Praça Candidés, às margens do Itapecerica, onde o professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Adriano Guimarães Parreira, e o ambientalista, Jairo Gomes Viana, analisaram amostras da água do rio que atestaram a presença de esgoto no corpo hídrico em questão.

O professor Adriano explicou os dois métodos que foram utilizados na análise. O primeiro é uma análise microbiológica, na qual identifica a presença de coliformes totais termotolerantes; já o segundo calculou a medição de concentração de oxigênio dissolvido na água.

Ambos os resultados preocupam, pois a oxigenação da água do rio Itapecerica está abaixo do recomendado pela resolução CONAMA nº 357, na qual determina que o índice de um rio de água doce não pode ser inferior ao índice 6. O nível demonstrado pelo aparelho é de 3,9, bastante inferior ao recomendado. Além do mais, a análise para a presença de coliformes totais termotolerantes deu positivo, comprometendo a qualidade da água, o consumo e a vida aquática presente nele.

O resultado corrobora com a necessidade de se realizar ações realmente eficazes e urgentes para o rio Itapecerica. De acordo com o professor Adriano Parreira, “essas ações que estão sendo desenvolvidas pelo CBH, sobretudo a Expedição, trazem notoriedade para grande parte da população, que às vezes fica desassistida de informações e dados. Dessa forma, a população se sente instigada a cobrar do poder público ações e intervenções que irão melhorar a qualidade da água”.

Toda a ação foi acompanhada pelos membros do Comitê, ambientalistas, companhia de saneamento e imprensa em geral.


Confira mais fotos do quinto dia da Expedição:


Encontro Interinstitucional na Câmara de Vereadores

Como parte da programação, a comitiva do CBH do Rio Pará e participantes da Expedição ‘Esse Rio é Meu’ estiveram na Câmara Municipal de Divinópolis para discutir, junto a vários atores representativos da cidade, as condições do rio Itapecerica e deliberar ações de recuperação.

Apesar de não estar presente, o Presidente da Câmara de Divinópolis, Vereador Eduardo Print Jr., deixou uma fala escrita, na qual lamentou os atrasos nas entregas das estações de tratamento de água. “Divinópolis tem o privilégio de ser abastecida por dois rios, o Rio Pará e o Rio Itapecerica, mas, lamentavelmente, apesar das diversas promessas, até hoje não entrou em funcionamento as Estações de Tratamento de Esgoto prometidas pela Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais]. Este evento será importante para que possamos, mais uma vez, levantar esta bandeira da defesa dos Rio Pará e Itapecerica, ambos afluentes do rio São Francisco”.

Ao longo de toda a plenária, outros representantes e lideranças expuseram problemas do rio e seus afluentes. Vários vereadores presentes de Divinópolis se comprometeram pela causa.

Assista à reunião na íntegra.

Expedição fecha primeira semana com avaliação positiva

Após se emocionar ao visitar a nascente do rio Pará, em Resende Costa, conhecer o pontilhão histórico, palco literário de Guimarães Rosa, que está sobre o rio em Itaguara, dialogar com lideranças locais em Pará de Minas, visitar o município modelo em legislação de recursos hídricos, como Carmo do Cajuru, e atestar os problemas do rio Itapecerica em Divinópolis, a expedição “Esse Rio é Meu” chega ao fim de sua primeira semana de programação.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, José Hermano Franco, esteve presente todos os dias e avaliou como positiva a primeira semana, especialmente por ter proporcionado conhecer histórias, lugares, comunidades, exemplos bons e ruins, que, ao final, independente de qual seja a situação, acabaram gerando conhecimento e aprendizado para todos os envolvidos. “Está proporcionando um monte de conhecimento. Não só para a gente conhecer o Rio Pará, mas as pessoas do rio conhecerem o Comitê. E esse também foi um dos objetivos dessa expedição” disse José Hermano.

A segunda semana da Expedição começa em Itaúna e Cláudio, na próxima segunda-feira (15 de maio), Pitangui e Conceição do Pará, em programação conjunta no dia 16, Bom Despacho, no dia 17, Martinho Campos, dia 18 de maio, e o encerramento acontece em Pompéu, na foz do Rio Pará, no dia 19.

Em cada parada haverá uma programação específica que possa contribuir e reafirmar o comprometimento com as águas do rio. Apresentações artístico-culturais, solenidades, compromissos com o poder público, plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco e roda de conversa com o povo Kaxixó fazem parte da programação.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe