Expedição no Rio Pará inicia com visita à nascente, emoção e solenidades

09/05/2023 - 10:15

A Expedição ‘Esse Rio é Meu’, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, iniciou a sua programação nesta segunda-feira (08), em Resende Costa, com solenidades e visita à nascente do Rio Pará. A ação irá percorrer municípios e os principais pontos da bacia hidrográfica a fim de conhecer a realidade do território, mobilizar autoridades e pautar junto à sociedade ações que possam preservar e revitalizar o Rio Pará. Essa é a primeira expedição nas águas deste importante afluente do Rio São Francisco.


A programação da caravana iniciou no berço do rio, em Resende Costa. Localizada próxima a cidade histórica de São João del-Rei, a cidade possui o artesanato como principal atividade econômica, principalmente a produção de tapetes e decoração de madeira. Além disso, abriga a nascente do Rio Pará, esse importante leito para o estado e diversos municípios de Minas Gerais.

Comitê é recebido com entusiasmo e prefeito reforça a importância do pertencimento

A abertura oficial, recepção e as boas-vindas aos participantes da Expedição ocorreram pela manhã na Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, no centro histórico da cidade. Os presentes tiveram um bate papo com os membros do Comitê e lideranças.

O presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, fez uma apresentação do colegiado aos presentes e explicou a importância de haver uma iniciativa como essa. “Depois de muito trabalho e organização, queremos mostrar que este rio pertence às pessoas. Precisamos envolver a comunidade, as lideranças e as autoridades para brigar pelo rio, para que haja mudanças e preservação. É uma ação de resgate e pertencimento” afirmou o presidente.

O prefeito de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale (PSD), comentou sobre gestão e compromisso com a nascente. “As pessoas da cidade sabem, mas não conhecem o Rio Pará. Então, uma missão da nossa gestão é mostrar a importância da nascente para região e, assim, informá-las para que haja o sentimento de pertencimento, pois, quando há, o cuidado é diferente”, explicou Lucas Paulo.

Para celebrar o início da expedição, a prefeitura de Resende Costa entregou uma placa simbólica para o CBH do Rio Pará.



Visita à nascente emociona expedição. “Este é o rio mar, o Rio Pará”.

Após as solenidades, a comitiva seguiu em comboio até a nascente do Rio Pará, localizada a 50 minutos de carro em estrada de chão do centro da cidade. Ao chegarem à área indicada, os membros estudaram qual seria o melhor caminho até a nascente, já que no entorno havia mata fechada.

Ao descer e encontrar áreas alagadas e a nascente do Rio Pará, a emoção tomou conta. O membro José Dirino Arruda, de Martinho Campos, um dos membros mais antigos do CBH do Rio Pará, falou sobre a emoção de estar ali – ainda mais que ele é da foz do Rio Pará, que está a mais de 350km de distância. “Isso é prova que não medimos esforços para estar participando deste Comitê. Me sinto realizado” finalizou José.

Um participante ilustre desta Expedição é o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Antônio Jackson, que explicou a origem do nome do rio.” O seu nome em tupi-guarani Pará significa Rio mar, então é aqui que começa a vida de 900 mil pessoas dessa bacia. É aqui que começa a vida de um rio que é um dos maiores afluentes do São Francisco. Então, eu tenho certeza que desse cantinho aqui, nem que seja uma gotinha d’água, chegará ao oceano atlântico, fazendo jus ao nome dele”.

Para finalizar, o presidente do Comitê, José Hermano Franco, comentou a importância da comitiva estar ali, conhecendo e avaliando a região. “Devemos colocar em Plenária o cercamento da área e a instalação de uma sinalização sobre a nascente. Todos devem saber que este rio começa aqui”.


Confira mais fotos do primeiro dia da Expedição:


Expedição ‘Esse Rio é Meu’ continua

Durante os dias 08 e 19 de maio de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, junto a autoridades, lideranças e mobilizadores, irá promover a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, a primeira nas águas deste importante afluente do Velho Chico. Com o objetivo de conhecer a realidade do território hidrográfico, a caravana percorrerá diversos municípios e pontos importantes do rio, a fim de mobilizar a sociedade e propor ações de revitalização.

A primeira semana da Expedição irá percorrer os municípios de Resende Costa (nascente), dia 08 de maio, Itaguara, no dia 09, Pará de Minas, em 10 de maio, Carmo do Cajuru, no dia 11, e fecha em Divinópolis, no dia 12 de maio.

Em cada parada haverá uma programação específica que possa contribuir e reafirmar o comprometimento com as águas do rio. Apresentações artístico-culturais, solenidades, compromissos com o poder público, plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco e roda de conversa com o povo Kaxixó fazem parte da programação.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe