Expedição desembarca em Carmo do Cajuru em seu 4º dia e município demonstra cuidado com as águas

12/05/2023 - 8:45

Em seu quarto dia de programação, a expedição do Rio Pará, ‘Esse Rio é Meu’, chegou ao município de Carmo do Cajuru, localizado a 112 km de Belo Horizonte. Com uma acolhida calorosa, falas importantes e visitação a diversos pontos, Carmo do Cajuru demonstrou como as cidades podem conviver de forma respeitosa e responsável com o Rio Pará.


O quarto dia de expedição começou bem cedo, às 6h45 da manhã. Representantes da prefeitura e da secretaria de meio ambiente de Carmo do Cajuru receberam os membros do CBH Rio Pará para um “Rio Tour”, um passeio guiado a pontos importantes do município e do Rio Pará, para que, assim, a expedição visse de perto as obras que foram feitas para a manutenção e tratamento do recurso hídrico na região.

Após a visita guiada, autoridades, representantes, produtores rurais e lideranças se encontraram no auditório Dona Lúcia Guimarães. O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson de Souza Vilela, comentou que o município possui uma legislação que ajuda a proteger os mananciais e matas ciliares, consolidando assim uma extensa área de natureza ainda preservada. Contudo, há desafios a serem superados, pois o uso consciente da água e a noção de pertencimento do rio por parte da população ainda precisa melhorar. “Se cada um fizer de forma consciente o uso, não só para o consumo, mas também para o lazer e turismo, que faça isso de forma serena e consciente” afirmou Edson.

O prefeito ainda reforçou o papel crucial da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. “Hoje, a cidade trata 86% de todo o esgoto gerado na sede urbana, então quando faz o retorno desse efluente para o leito do rio, uma grande parte já volta tratado, ajudando as pessoas que estão a jusante daquele ponto” explicou o prefeito.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, José Hermano Franco, vê as ações e mobilizações dando frutos. “Carmo do Cajuru recebe dois investimentos, em dois editais diferentes do CBH do Rio Pará: um de saneamento rural e outro do Programa de Conservação e Produção de Água. Então, é o CBH Rio Pará atuando e conhecendo a bacia”, comentou Hermano.

Houve mais falas relacionadas ao Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Ribeirão do Sapé (Agência Peixe Vivo), do Programa Produtor de Águas do Ribeirão do Empanturrado (ANA) e de práticas sustentáveis em propriedades rurais e resultados (Emater). As atrações culturais ficaram por conta da Banda Musical, do Grand Pas Studio de Dança e Performance Núcleo de Dança.


Confira mais fotos do quarto dia da Expedição:


Rio Tour: uma visita guiada por Carmo do Cajuru

O primeiro ponto a ser visitado foi a ETE da cidade. Inaugurada em 2021, a estação é um dos projetos mais importantes da região, já que cerca de 50 mil consumidores podem ser atendidos pelo serviço. A ETE trata 86% do esgoto gerado no município.

Outro ponto visitado foi a entrada da cidade e as três pontes, duas de passagem de trânsito terrestre e outra ferroviária, sobre o rio Pará, que compõem as belezas e os contrastes da cidade com o rio.

Por fim, a comitiva esteve na barragem de Cajuru, construída para auxiliar a Hidrelétrica que fornece energia para Carmo do Cajuru e Divinópolis. Em suas margens, a prefeitura da cidade organizou um café para os nossos expedicionários.

Expedição ‘Esse Rio é Meu’ continua!

Durante os dias 08 e 19 de maio de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, junto a autoridades, lideranças e mobilizadores, promove a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, a primeira nas águas deste importante afluente do Velho Chico. Com o objetivo de conhecer a realidade do território hidrográfico, a caravana percorre diversos municípios e pontos importantes do rio, a fim de mobilizar a sociedade e propor ações de revitalização.

A primeira semana da Expedição percorre os municípios de Resende Costa (nascente), dia 08 de maio, Itaguara, no dia 09, Pará de Minas, em 10 de maio, Carmo do Cajuru, no dia 11, e fecha em Divinópolis, no dia 12 de maio.

Em cada parada acontece uma programação específica que possa contribuir e reafirmar o comprometimento com as águas do rio. Apresentações artístico-culturais, solenidades, compromissos com o poder público, plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco e roda de conversa com o povo Kaxixó fazem parte da programação.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe