A terceira edição do Boletim Semestral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) está disponível para leitura online a partir desta quarta-feira (12). O periódico traz notícias importantes para a bacia e o principal destaque da edição fica a cargo de uma reportagem sobre a aprovação, durante a XVII Plenária do CBH do Rio Pará, no último dia 07 de março, do Plano de Enquadramento das Águas Superficiais da bacia.
Além disso, temas como a Expedição Rio Pará ‘Esse Rio é Meu’ 2023, que será realizada em maio deste ano, os novos parâmetros da indústria têxtil na bacia, as belezas da Cachoeira do Caixão, o desenvolvimento do Plano de Educação Ambiental na bacia, e a atual etapa do processo eleitoral para a composição do CBH do Rio Pará também compõem a edição.
Enquadramento
Essa organização dos cursos d’água em classes distintas, o enquadramento de corpos hídricos, visa a assegurar às águas qualidade compatível aos usos mais exigentes a que forem destinadas, bem como diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante à ações permanentes. Além disso, o enquadramento orienta ainda condutas e decisões, como a outorga de direito do uso da água, a definição da cobrança pelo uso da água, o licenciamento e o monitoramento ambientais.
No caso da bacia do Rio Pará, fruto de uma parceria com o CBHSF, estes estudos vêm sendo desenvolvido a 17 meses, pela empresa Engecorps. O programa propõe ações para o curto prazo (5 anos), médio (10 anos) e longo prazo (20 anos) e se estende até 2041. Agora aprovado, o trabalho segue como deliberação normativa do CBH do Rio Pará, segue para exame e aprovação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Expedição Rio Pará ‘Esse Rio é Meu’ 2023
Outro destaque da edição é o roteiro completo da Expedição Rio Pará ‘Esse Rio é Meu’ 2023. Com início em 8 de maio, na nascente do Rio Pará, localizada em Resende Costa, a expedição vai percorrer os municípios e principais pontos da bacia hidrográfica a fim de conhecer a realidade atual do território e mobilizar a sociedade para a revitalização do rio. O fim do percurso acontece em 19 de maio, em Pompéu, na foz do Rio Pará.
Nova Moda
Outra reportagem especial que integra a terceira edição do Boletim Semestral do CBH do Rio Pará traz detalhes sobre as mudanças nas indústrias confeccionistas e têxteis para minimizar os impactos ambientais ao longo da bacia do Rio Pará.
Conhecendo a Bacia
Na sessão ‘Conhecendo a Bacia’, uma matéria especial destaca as belezas naturais da Cachoeira do Caixão. Localizado em Divinópolis, no encontro dos rios Itapecerica e Pará, o reduto ecológico chama a atenção de visitantes e mostra a força do Rio Pará, por meio de uma correnteza forte por entre as rochas.
Desenvolvimento do PEA
A entrevista da edição traz mais detalhes sobre o processo de elaboração do Plano de Educação Ambiental (PEA) da bacia do Rio Pará e também sobre os benefícios advindos do desenvolvimento do plano. Quem fala à reportagem do CBH do Rio Pará é o engenheiro ambiental da empresa Envex, responsável pela elaboração do PEA, Tiago Perez.
Processo eleitoral
Por fim, o Boletim também aborda a divulgação, por parte do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), da lista final das instituições habilitadas às eleições para a nova gestão do CBH do Rio Pará, no quadriênio de 2023/2027.
Boa leitura!
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social