Conheça também a programação completa da 2ª semana da Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio é Meu’!

04/05/2023 - 14:35

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) apresenta agora a programação completa da segunda semana da Expedição e convida a sociedade a fazer parte desta mobilização. Durante a segunda semana, a Expedição vai percorrer os municípios de Itaúna e Cláudio, ambos no dia 15 de maio, Pitangui e Conceição do Pará, em programação conjunta no dia 16, Bom Despacho, no dia 17, Martinho Campos, dia 18 de maio, e o encerramento acontece em Pompéu, na foz do Rio Pará, no dia 19.


Confira detalhes da programação em cada uma das cidades:

Itaúna

Em Itaúna, no dia 15 de maio (segunda-feira), o pontapé inicial da segunda semana da Expedição acontece, a partir das 9h, por meio de uma reunião, junto ao SAAE local, sobre esgotamento sanitário no município. Na sequência, às 11h, o grupo segue para uma visita técnica a pontos do rio São João.



Cláudio

Também no dia 15, porém na parte da tarde, a Expedição chega ao município de Cláudio. Na programação, a partir das 14h, estão previstas apresentações do Projeto Sou Semente e do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), pelo município, e do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Rio Pará, do Comitê, que tem a microbacia do Ribeirão dos Custódios, em Cláudio, como uma das três beneficiadas em todo o território.

Ainda na programação, o hidrogeólogo Leonardo Mitre, natural do município, fará uma apresentação sobre os estudos de enquadramento dos cursos d’água em classes na bacia do Rio Pará, com foco em Cláudio. Ao final, haverá uma Roda de Conversa entre os presentes.



Pitangui e Conceição do Pará

Em Pitangui e Conceição do Pará, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’ – que estará em seu oitavo dia – será feita de forma conjunta em 16 de maio (terça-feira). O local, para tal, não poderia ser melhor: o distrito de Velho da Taipa, na divisa dos dois municípios, às margens do Rio Pará.

A partir das 8h, o pontapé para as solenidades será dado em parceria com as escolas da região, com o plantio de uma muda em cada margem do rio, de forma a eternizar a passagem da Expedição ‘Esse Rio é Meu’ pelos municípios.

Na sequência, na Estação Cultural Velho da Taipa, haverá apresentações da Banda de Música de Pitangui e do Coral de Crianças do IEV (Instituto Esther Valério), além de uma Roda de Conversa pelas águas da região, com participação de representantes dos Executivos dos dois municípios, CBH do Rio Pará, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Copasa (Programa Pró-Mananciais) e Sindicato Rural.



Bom Despacho

A Expedição chega a Bom Despacho na quarta-feira (17). Às 8h, na Praça da Matriz, haverá plantio de muda com placa alusiva para eternizar a passagem da iniciativa pelo município. Na sequência, será promovida uma coletiva de imprensa com representantes do CBH do Rio Pará e lideranças locais.

Às 9h, a programação segue no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Despacho com uma Roda de Conversa com a Comissão Gestora Local (CGL) da Bacia Hidrográfica do Rio Picão. A bacia é uma das duas no território do Rio Pará onde foi declarado conflito pelo uso da água.



Martinho Campos

Já em Martinho Campos, no dia 18 de maio, as atividades começam às 14h, com foco especial na Reserva Indígena Kaxixó. Lá, a Expedição vai mergulhar na cultura do povo Kaxixó, por meio de uma roda de conversa, rituais e manifestações culturais, e apresentações de alunos da Escola Estadual Indígena Caxixó Taoca Sergia. O momento se encerra com uma visita ao Rio Pará nas imediações da comunidade.

Já a partir das 18h, uma série de atividades culturais movimentarão a Praça da Matriz. Apresentações da Banda Lira Santa Cecília, do ‘Poetas das Águas’, da Orquestra Abadiense de Viola Caipira, do grupo de capoeira ‘Afrominas’ e do ‘Talentos da Terra’ estão entre as atrações. Além disso, também estão confirmadas exibição de vídeos, uma Feira de Arte, Cultura e Gastronomia e a participação dos Alunos do Curso – Agentes de Turismo Rural – SENAR.



Pompéu

Após duas semanas de atividades intensas, a Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio É Meu’ chega a seu ponto derradeiro na sexta-feira, dia 19 de maio, em Pompéu, cidade que guarda o encontro do Rio Pará com o Velho Chico. O encerramento da Expedição começa às 8h, na Escola Estadual Paulo Campos Guimarães, com uma recepção e homenagens do executivo municipal. Lá também será realizada uma coletiva de imprensa, para um balanço da Expedição.

Às 10h, uma visita técnica à foz do Rio Pará, no encontro com o Velho Chico, será a última atividade da Expedição do ano de 2023.



Mais sobre a Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio É Meu’

Entre os dias 08 e 19 de maio de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará irá promover a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, a primeira nas águas deste importante afluente do Rio São Francisco.

A iniciativa irá percorrer os municípios e principais pontos da bacia hidrográfica a fim de conhecer a realidade atual do território e mobilizar a sociedade para a revitalização do rio. Essa primeira jornada pretende, portanto, impactar o maior número de pessoas possível em cada um dos pontos de parada da expedição, apresentando o CBH do Rio Pará, divulgando suas ações e ouvindo a sociedade.

Cobertura das atividades

Todo o trajeto será registrado num diário de bordo. A expedição vai gerar um videodocumentário e reportagens diárias no site e nas redes sociais do CBH do Rio Pará. O trabalho de assessoria de imprensa ocupará lugar de destaque na maratona, de modo a amplificar a repercussão de sua mensagem na imprensa nacional e estadual e nos veículos regionais.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe