CTECOM se reúne para idealizar comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

23/05/2022 - 15:15

A fim de desenvolver um calendário de ações comemorativas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará se reuniu de forma virtual, na última quinta-feira (19), discutindo ideias e traçando o planejamento. Celebrado no dia 05 de junho, a data alerta a população para os problemas ambientais e reforça a importância do cuidado e da preservação.


De acordo com a coordenadora da CTECOM, Beatriz Alves Ferreira, a participação da câmara em atividades da data reforça o compromisso com a preservação e a responsabilidade do cuidado com o meio ambiente. Também será uma oportunidade de apresentar para toda a comunidade o trabalho já idealizado pelo CBH do Rio Pará.

“Com a retomada das atividades, é importante que a Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização se apresente para a sociedade mostrando seu alcance. No Dia Mundial do Meio Ambiente é importante nos fazermos presentes e mostrar nosso trabalho e que as ações ambientais urgem! O trabalho da câmara é de suma importância e faz a diferença”, destaca.

Programação

Aprovado pelos membros presentes, a Câmara deliberou pela participação em três eventos comemorativos. O primeiro acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, em praça pública, a ser realizado no próprio dia 05/06.

Dois dias depois haverá uma mesa redonda para discutir a questão das nascentes. Aberto ao público, o evento será híbrido com local a confirmar.

Já a terceira atividade acontecerá no dia 14/06. Solicitada via ofício ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a ação busca apresentar durante a reunião do conselho o trabalho realizado pela CTECOM, bem como o TDR do Plano de Educação Ambiental e o projeto da Expedição 2022 pelo Rio Pará ‘Esse Rio é Meu’, a ser realizado pelo Comitê.


Em reunião virtual, CTECOM aprovou participação em eventos comemorativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Comemoração mundial

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. É uma data de alerta para a preservação e o cuidado ambiental.

Colegiado

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) é instância de apoio do Comitê do Rio Pará, sendo suas competências estabelecidas no Regimento Interno, competindo-lhes prestar assessoria técnica ao Comitê do Rio Pará e, em especial: analisar, acompanhar e emitir parecer técnico sobre a mobilização comunitária, a educação ambiental não formal, a comunicação, a divulgação das ações desenvolvidas nas diferentes atividades do Comitê, nas ações de comunicação social dos projetos em execução ou a serem desenvolvidos encaminhados pela Plenária, pela Diretoria do Comitê do Rio Pará e pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), previamente, à sua apreciação pelo Plenário do Comitê do Rio Pará.

Também é de responsabilidade desta câmara analisar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Pará no que refere às ações de comunicação social, a mobilização, a educação ambiental e a comunicação a serem implantadas; propor ao Plenário do Comitê do Rio Pará, novas ações de mobilização, de educação ambiental, de comunicação social e de divulgações a serem implantados em recuperação dos recursos hídricos, e novas ações de mobilização, de educação ambiental, de comunicação social e de divulgações a serem implantados em recuperação dos recursos hídricos.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Gabriel Rodrigues
Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe