Diretoria do Comitê prepara expedição pelo Rio Pará e avaliza proposta de saneamento rural

24/01/2022 - 16:25

Reunidos na última sexta-feira (21), os membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará tiveram o primeiro encontro do ano e trataram de diversos assuntos, entre eles a preparação da expedição “Esse Rio é Meu”, que vai percorrer a bacia para espalhar a noção de pertencimento dos moradores em relação às águas do território.

A jornada deve acontecer em abril, com o objetivo de estreitar os vínculos do Comitê com autoridades locais e população, chamando atenção para a necessidade imperiosa de preservar os recursos hídricos e divulgando as ações do CBH.

A abertura de financiamento às prefeituras, para saneamento rural, foi outro tema abordado no encontro. A ideia, trazida pelo presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Oliveira Franco, é seguir rumo semelhante ao processo adotado no Programa de Conservação e Produção de Água, abrindo seleção para a escolha de três a cinco municípios que serão contemplados com recursos para a construção de fossas sépticas e outras obras de saneamento no campo.

Para conferir sinergia à empreitada, a proposta é que os executivos municipais que receberem o investimento também arregacem as mangas, cedendo mão de obra e equipamentos, denotando “comprometimento e fazendo o dinheiro render”, nas palavras de Hermano.

O secretário do Comitê, Túlio Pereira de Sá, sugeriu incluir o setor privado em possíveis parcerias no custeio das ações: “Se a prefeitura não tem o recurso, pode buscar apoio das empresas”. Hermano acredita que o CBH pode “ajudar a fazer a ponte com o setor privado”, ideia apoiada pela vice-presidente Vilma Aparecida Messias.


Reunião virtual marcou primeiro encontro da diretoria do CBH Rio Pará no ano


Plantando água

Thiago Campos, gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, cuja função é dar suporte técnico e administrativo ao Comitê, apresentou balanço do Programa de Conservação e Produção de Água. A seleção alcançou 29 dos 35 municípios da bacia, dos quais três foram escolhidos.

Segundo Thiago, “em 2022 começam o cadastro dos proprietários e o desenvolvimento de projetos individuais, com acompanhamento das prefeituras”. A Peixe Vivo informou a visita à cidade de Cláudio (Alto Rio Pará), com a participação de José Hermano, onde foram recebidos pelo prefeito Reginaldo Freitas (PSB), e anunciou as viagens a Carmo do Cajuru (Médio curso), em fevereiro, e Pompéu (Baixo Pará), em data a ser agendada. A expectativa é de que as ações do programa tenham início ainda neste ano.

A reunião também elegeu dois representantes do CBH Rio Pará na Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco: José Hermano como titular, tendo na suplência a vice-presidente Vilma Aparecida.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala
Fotos: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe