Em seu segundo dia, nesta terça-feira (09), a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, chegou em Pará dos Vilelas, distrito pertencente ao município de Itaguara. Apresentações de danças e poemas, visita ao pontilhão histórico e destaques sobre a importância das ações ambientais marcaram o segundo dia de programação.
Com o intuito de promover educação e conscientização de crianças do ensino básico, membros da Expedição chegaram à escola municipal do povoado para prestigiar ações que foram desenvolvidas previamente por professores e educadores que tiveram contato com a pauta do Rio Pará anteriormente.
A coordenadora da Escola Municipal de Pará dos Vilelas, Valéria do Carmo Cunha, explicou a importância desse assunto para as crianças da escola e comunidade, já que os estudantes realizaram uma excursão de ônibus até a Ponte Velha do Rio Pará e à divisa do rio com outros afluentes, a fim de conhecer o curso d’água e as suas características. Além disso, a atividade educativa contou com moradores mais antigos da região, que já usufruíram de maneira mais ativa dos recursos do Rio Pará, que dividiram histórias e conhecimentos. Sobre a visita da Expedição à escola, a coordenadora afirmou “que o aprendizado foi imenso, principalmente por parte dos alunos”.
Ao longo da manhã, diversas apresentações artísticas foram feitas como resultado das discussões feitas dento de sala de aula, todas norteadas pelo tema, “Rio Pará – Esse Rio é Meu”. Os alunos do primeiro ano apresentaram a dança “Cai chuvinha” e a música falada “Tra lá lá”. Já os alunos do segundo ano performaram uma dança chamada “Água”. O terceiro e quarto ano leram poemas e cantaram uma versão de Planeta Água. Membros do Comitê, autoridades públicas, trabalhadores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itaguara, professores e pais acompanharam a programação.
CBH do Rio Pará olha com felicidade os frutos da primeira Expedição
Com a Expedição em andamento, ficou perceptível a satisfação e alegria de seus membros e apoiadores em ver ações como as realizadas na Escola Municipal de Pará dos Vilelas impactando futuros cuidadores do rio. “Para a gente é uma gratificação. (…) Desde 2016, pedia para fazer atividades nas comunidades. Então, essa Expedição está sendo maravilhosa, porque o povo está conhecendo o que é o Comitê (…) e a importância dos recursos hídricos, nesse caso, o Rio Pará..” explicou Cristiane Freitas, conselheira do CBH Rio Pará e representante do SAAE de Itaguara.
Segundo ela, “palco do início da cidade de Itaguara, Pará dos Vilelas foi um ponto ideal para tratar assuntos como preservação, pertencimento e reconhecimento, principalmente quando se trata do ambiente escolar”. Para finalizar, Cristiane avalia o impacto do assunto nas crianças e na motivação pessoal de continuar fomentando um trabalho como esse. “É muito gratificante e hoje eu vejo, isso nos motiva, inclusive a continuar no CBH. Essa ação veio para abrilhantar mesmo o nosso Comitê”.
O presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, afirmou estar feliz com os resultados apresentados e acrescentou que “este é um dos objetivos do Comitê e dessa Expedição: educar e conscientizar essa parcela da sociedade, que serão os futuros protetores dessas águas do Rio Pará”.
Confira mais fotos do segundo dia da Expedição:
CBH visita cenário de histórias de Guimarães Rosa e Capela do século 18
Palco de histórias de José Guimarães Rosa, o pontilhão do povoado sobre o Rio Pará recebeu os membros do Comitê. Desativado por questões de infraestrutura, hoje a ponte pode ser visitada a pé. Com uma arquitetura imponente, o pontilhão contrasta também com a grandeza do Rio Pará.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma das igrejas mais antigas da região, também foi visitada. Ambas as visitas serviram para mostrar a riqueza cultural e as curiosidades que a Bacia Hidrográfica guarda.
Expedição ‘Esse Rio é Meu’ contínua até o próximo dia 19 de maio
Durante os dias 08 e 19 de maio de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, junto a autoridades, lideranças e mobilizadores, promove a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, a primeira nas águas deste importante afluente do Velho Chico. Com o objetivo de conhecer a realidade do território hidrográfico, a caravana percorre diversos municípios e pontos importantes do rio, a fim de mobilizar a sociedade e propor ações de revitalização.
A primeira semana da Expedição percorre os municípios de Resende Costa (nascente), dia 08 de maio, Itaguara, no dia 09, Pará de Minas, em 10 de maio, Carmo do Cajuru, no dia 11, e fecha em Divinópolis, no dia 12 de maio.
Em cada parada haverá uma programação específica que possa contribuir e reafirmar o comprometimento com as águas do rio. Apresentações artístico-culturais, solenidades, compromissos com o poder público, plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco e roda de conversa com o povo Kaxixó fazem parte da programação.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Leo Boi