Iniciativas de educação ambiental são discutidas em Oficina promovida pelo CBH do Rio Pará

11/11/2022 - 6:00

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) promoveu, esta semana, três Oficinas Técnicas de Diagnóstico como parte da elaboração do Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica. Os encontros aconteceram em Divinópolis, na terça-feira (08); em Carmópolis de Minas, na quarta (09); e em Pará de Minas, na quinta-feira (10).


A Envex Engenharia e Consultoria é a empresa contratada para desenvolver o Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Nos encontros, técnicos explicaram o objetivo do Plano e as etapas para elaboração do documento. Com a aplicação de questionários, os especialistas já fizeram o mapeamento dos envolvidos em ações de educação ambiental na bacia e coletaram várias informações. Agora, com a realização das Oficinas Técnicas, o objetivo é trocar experiências e identificar desafios e potencialidades.

“O trabalho é justamente o de entender o que acontece de educação ambiental em todo o território, pelos diversos atores e fazer esse diagnóstico junto a escolas, prefeituras, universidades, ONGs, secretarias, para saber o que está sendo executado de educação ambiental. A partir disso, por meio da percepção do Comitê e da Agência Peixe Vivo, vamos entender como podemos melhorar a educação ambiental com foco em recursos hídricos”, explica Tiago Perez, engenheiro ambiental de Envex que conduziu as oficinas.

Os encontros contaram com a participação de representantes de cidades inseridas na Bacia Hidrográfica, em especial educadores, estudantes e membros da sociedade civil. Na conversa, os especialistas apresentam um diagnóstico sobre as ações de educação ambiental realizadas no território. Além de mostrar os dados que já foram coletados, a equipe escuta sugestões e discute ideias que podem ampliar as iniciativas de conscientização ambiental. “Essas oficinas são apenas um dos itens do nosso diagnóstico, que é composto por diversas outras ferramentas. A gente precisa entender a realidade de quem vive aqui, fazer esse levantamento, para conseguir propor os programas, projetos e ações do futuro”, complementa Roberta Gregório, engenheira ambiental da empresa.


Confira mais fotos da oficina realizada em Divinópolis:


As Oficinas estão sendo bastante produtivas. Envolvidos com iniciativas de educação ambiental de várias cidades estão apresentando detalhes de projetos que já estão em andamento. Em Divinópolis, destacou-se uma iniciativa que orienta alunos de escolas públicas sobre a importância da conservação de recursos hídricos, e com a ajuda de empresas parceiras, premia as famílias que conseguem reduzir o consumo de água e energia elétrica. Também estão sendo discutidas as principais dificuldades enfrentadas para a ampliação das ações, como a falta de recursos financeiros.

Com a apresentação dos programas, projetos e ações de educação ambiental mapeadas na região da bacia do Rio Pará, o CBH do Pará pode traçar estratégias para contribuir com a preservação dos recursos hídricos. “Esse trabalho vai nos ajudar a tentar entender a realidade de cada região. Não adianta a gente elaborar um plano que não vai ser executável. Então precisamos conhecer nossa realidade, para saber de que forma nós vamos atuar para realmente efetivar o planejamento para promover a educação ambiental. O objetivo do CBH do Pará é conscientizar o cidadão e os usuários de recursos hídricos, então a forma que a gente tem de executar isso é justamente por meio de um plano”, afirmou Vilma Aparecida Messias, vice-presidente do CBH do Rio Pará.


Assessoria do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: Ricardo Miranda

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe