Escoteiros ajudam na limpeza e preservação do Rio Pará, em Carmo do Cajuru

21/03/2023 - 1:30

A União Nacional dos Escoteiros realiza, em todo país, mais uma edição do MutEco, o mutirão ecológico. Em Carmo do Cajuru, o grupo de escoteiros Frei Leão Rodrigues apadrinhou a região do Rio Pará, próximo à Usina do Gafanhoto. Durante dois dias foram realizadas várias ações de preservação ambiental na região.


De acordo com a União Nacional dos Escoteiros, o MutEco “é uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país, além de ser uma grande oportunidade para que todo os jovens reflitam sobre a importância do Meio Ambiente em suas vidas e conquistem as novas insígnias da iniciativa Tribo da Terra, contribuindo com a melhora da consciência ecológica, além de fortalecer a imagem do Movimento Escoteiro na sociedade”.

Abaixo da hidrelétrica da Usina do Gafanhoto, em Divinópolis, há um trecho com muitas pedras onde o Rio Pará se transforma em local de lazer para visitantes e moradores da região. Muita gente também tem o costume de acampar na área. O problema é as pessoas que passam pela margem do rio e deixam para trás restos de alimentos, garrafas plásticas e de vidro, além de outros materiais. Durante o MutEco, foram recolhidas várias sacolas com lixo.

O mutirão ecológico aconteceu pela primeira vez às margens do Pará e reuniu mais de 30 escoteiros, entre crianças e adolescentes, que fazem parte do grupo Frei Leão Rodrigues. As atividades foram divididas de acordo com a faixa etária. Carla, de sete anos, e Ana Cecília, de nove, ajudaram a recolher pedaços de plástico perto do leito do rio. “Já consegui juntar muito lixo”, disse Carla, feliz em participar da iniciativa. “É importante para cuidar da natureza”, destacou Ana Cecília, que já sabe o quanto iniciativas assim contribuem com a conservação da natureza.


Confira mais fotos do mutirão:


O movimento escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, e chegou ao Brasil alguns anos depois. É uma forma de educação não convencional, que trabalha a difusão de conceitos como honra, dignidade, lealdade, respeito e proteção à natureza. “Nós sabemos o quanto o Rio Pará é importante e, com o mutirão ecológico, podemos deixar esta região mais limpa e bem cuidada. Através desse trabalho, ensinamos para as crianças e adolescentes os valores que ajudam na construção do caráter de cada um. Eles aprendem que não existe vida sem uma natureza bem cuidada e, desde cedo, são incentivados a ter consciência sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente”, explica Lucélia Trindade, presidente do grupo de escoteiros Frei Leão Rodrigues.

Durante o MutEco, os escoteiros também fizeram a limpeza de um pequeno córrego que deságua no Rio Pará. Foram retirados pedaços de madeira, objetos metálicos e muito lixo. Além disso, o grupo fez o plantio de mudas de espécies frutíferas. “Hoje nós rastelamos a área no entorno do rio e retiramos garrafas, latinhas e muito plástico. Foi uma experiência única, porque sabemos que estamos contribuindo para uma natureza mais preservada, para deixar o Rio Pará mais bonito e bem cuidado”, explicaram Mariana Trindade e Álvaro Madeira, de 14 anos.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: Ricardo Miranda

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe