Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio é Meu’ é apresentada em reunião da CTECOM

26/03/2023 - 1:40

Nesta quinta-feira (23), a Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do CBH do Rio Pará realizou uma reunião ordinária para discutir as próximas atividades do colegiado. O grande destaque foi a ‘Expedição Rio Pará 2023: Esse Rio é Meu’, que começa em 8 de maio. Várias ações vão ser realizadas durante dez dias.


A CTECOM é a instância responsável por oferecer apoio ao CBH do Rio Pará, sobretudo no que se refere à mobilização comunitária, educação ambiental não formal e Comunicação Social dos projetos em execução. O grupo é composto por oito membros, incluindo representantes de universidades, ARSAE-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais), produtores rurais e prefeituras.

A reunião foi presidida por Beatriz Alves Ferreira, professora da Universidade Federal de São João del Rei, que é coordenadora do CTECOM. Logo no início do encontro, que aconteceu por videoconferência, Luiz Ribeiro, Coordenador do Programa de Comunicação e Relacionamento do CBH, pela empresa TantoExpresso, apresentou os detalhes da Expedição Rio Pará.

O evento estava previsto para acontecer em julho do ano passado, mas por vedações do período eleitoral precisou ser adiado. A nova data será de 8 a 19 de maio. “Durante a Expedição nós vamos percorrer o Rio Pará, da nascente até a foz, passando por vários municípios para conhecer a situação dos recursos hídricos, mobilizar a população e despertar o sentimento de pertencimento em relação à bacia hidrográfica”, explicou Luiz.

A abertura das atividades será em Resende Costa, onde o Rio Pará nasce e começa o percurso de cerca de 360km. Na sequência, a Expedição passa por Itaguara, Cláudio, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Pitangui, Conceição do Pará, Bom Despacho, Martinho Campos até a finalização na foz, em Pompéu.

Luiz Ribeiro explicou para a CTECOM que já iniciou a articulação com o poder público nas cidades por onde a Expedição vai passar, com o objetivo de mobilizar o município e organizar as atividades programadas. Em cada um dos 12 municípios estão previstas ações diferentes, de acordo com a demanda e realidade de cada local. Em Divinópolis, maior cidade da bacia hidrográfica do Pará, estão previstas pelo menos duas intervenções, incluindo a análise da água do rio Itapecerica, além de um encontro interinstitucional envolvendo a Prefeitura, Câmara Municipal e representantes da sociedade civil e usuários dos recursos hídricos.


Reunião contou com apresentação da Expedição Rio Pará 2023: Esse Rio é Meu


Já em Martinho Campos, a programação prevê ações na aldeia indígena Kaxixó. “O planejamento está em construção. Estamos adequando as atividades que estavam traçadas para o ano passado e retomando a elaboração do cronograma para a nova proposta”, detalhou Luiz, que reafirmou a importância da CTECOM se envolver de forma transversal, contribuindo com ideias para a Expedição.

“É importante que a Expedição seja uma mobilização festiva, mas também crítica. Temos que aproveitar o evento para debater os compromissos políticos e econômicos sobre o desenvolvimento em relação ao uso dos recursos hídricos, além de analisar os conflitos ligados a isso”, opinou Márcia Helena Batista Corrêa da Costa, representante da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A CTECOM deliberou por dois encaminhamentos, propondo a realização de duas reuniões. Em uma delas serão definidos os detalhes da programação para Divinópolis. Além de um outro encontro com os membros da Câmara Técnica para os ajustes finais de preparação para a Expedição.

Na sequência da reunião, a Câmara Técnica apresentou as considerações sobre o encontro ‘Pensar globalmente e agir localmente: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030’, que aconteceu em Divinópolis em novembro do ano passado. “O evento proporcionou uma excelente discussão, com pontuações bem interessantes e frutíferas”, destacou a coordenadora do CTECOM. Beatriz Alves também afirmou que é necessário “pensar na permanência desse tipo de encontro para envolver outras instituições e contar com mais ouvintes e interlocutores”.

A pauta da reunião ordinária incluiu ainda o planejamento das próximas atividades do CBH do Rio Pará. Os membros da Câmara argumentaram que o Comitê deve focar a atenção para a Expedição pelo Rio Pará, que já está marcada. A ideia é só realizar outros eventos após a conclusão dessa atividade. Inicialmente, foram sugeridas ações pontuais a partir de junho, como oficinas e palestras, além da elaboração de cartilhas temáticas, para marcar datas importantes, como o dia do meio ambiente, o dia da árvore, o dia dos animais e o dia do rio.

A CTECOM deve se reunir novamente na segunda quinzena de abril, para dar sequência aos preparativos para a Expedição, bem como avançar nas discussões sobre as próximas atividades do CBH do Rio Pará.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: TantoExpresso

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe