O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) planeja realizar, ainda este ano, várias ações de educação ambiental em diferentes municípios ao longo da bacia. Os conselheiros que fazem parte do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental vão se reunir no início deste mês de agosto para definir o cronograma das atividades.
As atividades fazem parte do PEA, o Plano de Educação Ambiental do CBH do Rio Pará. O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, envolvendo diferentes setores da sociedade, como a população em geral, alunos e professores do ensino básico e prefeituras.
O PEA foi elaborado entre agosto de 2022 e agosto de 2023. O Plano mapeou as ações de educação ambiental que já são realizadas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, e com base nisso, identificou os desafios a serem superados pelo Comitê. Foram definidas diferentes ações a estratégias a serem executadas pelo CBH do Rio Pará, dividindo os trabalhos a curto prazo (de 2023 a 2025), médio prazo (de 2026 a 2029) e longo prazo (entre 2030 e 2023). Ao longo dos dez anos vão ser investidos R$ 3.025.620,00 nas atividades.
Desde o ano passado, quando o PEA começou a ser implantado, o Comitê está dando andamento na execução das atividades previstas. “Com a unificação das Câmaras Técnicas do CBH do Rio Pará, houve um pequeno ‘hiato’ nas atividades do PEA. Mas já formalizamos um Grupo de Trabalho (GT) para Educação Ambiental, que vai exatamente fechar as atividades para 2024/2. A previsão é que a gente se reúna no início de agosto para definir a coordenação e as atividades”, explica Beatriz Alves Ferreira, vice-presidente do CBH do Rio Pará.
Para 2024, o PEA prevê várias ações de educação ambiental a serem executadas ao longo da Bacia do Rio Pará. Entre as principais atividades estão a realização de Dias de Campo, o projeto CBH nas Instituições e ainda a Capacitação para Técnicos Municipais de Educação. Só nessa estratégia o Comitê vai aplicar R$ 30 mil. Em março deste ano, o CBH do Rio Pará divulgou os Procedimentos de Manifestação de Interesse 001/2024 e 002/2024 para selecionar os beneficiados com as capacitações.
O CBH do Rio Pará segue apostando na educação ambiental para transformar a realidade bacia, garantindo a preservação futura dos recursos hídricos a partir de ações implementadas no presente. “Eu participei do Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ERCOB) e da 1ª oficina em Educação Ambiental do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em Belo Horizonte, para alinhar o nosso PEA com o que está sendo feito no restante do país. E posso te dizer, com muito orgulho, que muitos CBHs ainda nem idealizaram o seu PEA e nesse sentido nós já passamos por todas as etapas de idealização, contratação da empresa, elaboração e aprovação do nosso PEA, inclusive com previsão de recursos. Estamos muito animados com o que vem pela frente”, finaliza a vice-presidente do CBH do Rio Pará.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: João Alves