Plano de Educação Ambiental do Rio Pará vai ser tema de evento em Divinópolis no próximo dia 24

05/10/2023 - 17:50

Nesta quarta-feira (04) aconteceu uma reunião ordinária do Grupo de Trabalho de Educação, Comunicação e Mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Foram discutidos, na ocasião, os detalhes do novo Encontros do CBH do Rio Pará, marcado para o dia 24 de outubro em Divinópolis.


O evento terá como tema “Educação Ambiental para transformar a bacia hidrográfica” e acontecerá no campus do CEFET, em Divinópolis, de 13h às 17h. O objetivo é reunir representantes dos 35 municípios da Bacia do Rio Pará para discutir o PEA, Plano de Educação Ambiental, elaborado pelo CBH do Rio Pará. O Comitê também prevê realizar oficinas para incentivar a mobilização dos participantes.

Com a eleição dos novos membros do CBH do Rio Pará, as Câmaras Técnicas serão recompostas – por isso, os conselheiros da CTECOM (Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização) formaram um grupo de trabalho para dar andamento às atividades previstas. Com o evento em Divinópolis, o CBH quer apresentar aos municípios da bacia os detalhes do PEA, incluindo o orçamento previsto para implantação das ações propostas.


Confira a programação completa e participe!


O PEA foi elaborado pelo CBH do Rio Pará entre agosto de 2022 e maio de 2023. O plano prevê uma série de ações de educação ambiental voltadas para a preservação dos recursos hídricos nos 35 municípios da bacia, com previsão de implantação ao longo dos próximos 10 anos. O Comitê vai investir mais de R$ 3 milhões nas ações. “E é muito importante que todos os municípios conheçam o PEA, entendam como cada um pode colaborar com a execução das ações e se envolvam com esse plano. Só assim as ações terão o resultado esperado”, explica Beatriz Alves Ferreira, vice-presidente do CBH do Rio Pará.



No evento, em Divinópolis, o CBH do Rio Pará também vai apresentar, aos representantes de todos os municípios da bacia, os detalhes da “Expedição Rio Pará 2023 – Esse Rio é Meu”, que percorreu o Rio Pará, desde a nascente, em Resende Costa, até a foz, em Pompéu, para mobilizar a população e agentes políticos e difundir a importância da preservação ambiental. Em seguida, a Agência Peixe Vivo fará uma explicação sobre o PEA, incluindo a divisão dos recursos financeiros entre as ações previstas. Na sequência, a CTECOM vai promover uma discussão sobre as perspectivas a respeito das ações em educação ambiental.

Durante a reunião do Grupo de Trabalho, a vice-presidente do Comitê, e coordenadora da CTECOM, Beatriz Alves, explicou que a proposta inclui ainda a realização de oficinas temáticas, voltadas para o incentivo à mobilização dos participantes. Os temas das oficinas serão definidos com base nos tópicos presentes no PEA. A ideia é que o encontro seja realizado de forma híbrida, com participantes presentes no CEFET, em Divinópolis, e ainda com transmissão pela internet, possibilitando a participação remota dos interessados. A entrada será gratuita.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Ricardo Miranda

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe