Informativo Rio Pará nº 07: Transformações ambientais na bacia

06/05/2025 - 16:49

Obras do Programa de Saneamento Rural vão ter início em breve

O CBH do Rio Pará vai começar, no segundo semestre deste ano, as obras do Programa de Saneamento Rural. Os levantamentos técnicos para elaboração dos projetos individuais de cada propriedade estão na fase final e, com isso, as ações vão avançar.

O Programa de Saneamento Rural do Comitê tem o objetivo de implementar soluções individuais para tratamento de esgoto doméstico nas comunidades ao longo da bacia. Ao todo o CBH vai investir cerca de R$ 2 milhões nas obras. “O saneamento rural é um ponto muito importante para a bacia, já que auxilia bastante em relação à questão da qualidade da água. Vemos que ainda existem muitas comunidades sem saneamento básico instalado e povoados que possuem fossas negras próximas dos pontos de coleta de água para os moradores. Com esse projeto, queremos mudar esse cenário e garantir qualidade de água para as comunidades, o que vai impactar positivamente também nos nossos rios”, explica Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará.

Em breve, Comitê avançará com as obras individuais de saneamento.

Nesta primeira edição do projeto, 34 comunidades se inscreveram no procedimento de manifestação de interesse, publicado em 2023. Sete comunidades foram contempladas, em todas as regiões fisiográficas da bacia. As obras vão acontecer nos povoados de Cajuru e Jacarandira, em Resende Costa, e nos Custódios, em Cláudio, no Alto Pará. No Médio Pará os recursos vão ser aplicados em Branquinhos, na zona rural de Divinópolis, e em Bom Jesus de Angicos, Jacarandá e Olhos d’Água de Angicos, povoados de Carmo de Cajuru. No Baixo Rio Pará, o CBH selecionou a aldeia Kaxixó, em Martinho Campos, e o povoado Antônio Veloso, em Pompéu.

Ao longo dos últimos meses, as equipes da empresa contratada pelo CBH para elaboração dos projetos técnicos individuais de cada propriedade visitaram as comunidades beneficiadas. “Esta fase inicial do Programa de Saneamento está caminhando para sua fase final. Já temos os projetos arquitetônicos para todas as propriedades seguindo o melhor modelo para cada. A próxima etapa será a assinatura do termo de aceite de cada proprietário”, explica Natália Oliveira, analista ambiental da empresa Consominas.

Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pompéu, Breno Ramos se diz ansioso pelas próximas etapas do Programa.

Nas visitas às comunidades, os técnicos da empresa conversaram com os moradores, explicando detalhes do projeto e apresentando os modelos de tratamento de esgoto sanitário e benefícios que as obras vão proporcionar. Foram promovidas reuniões sobre reuso da água, tratamento e manejo dos efluentes, bem como as características específicas de cada localidade. “O Programa de Saneamento Rural do Comitê do Rio Pará vai desempenhar um papel fundamental para a qualidade de vida da população da comunidade aqui em Pompéu, diminuindo a ocorrência de doenças e auxiliando na preservação dos recursos naturais. A população aguarda ansiosamente as próximas etapas, principalmente os moradores beneficiados, que receberão diretamente os impactos positivos da iniciativa. Além disso, acreditamos que outras comunidades e proprietários rurais vão conhecer os sistemas implantados e replicá-los em suas propriedades, visto que as tecnologias não são complexas e são acessíveis à população”, comenta Breno Ramos, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pompéu.

Com a conclusão dos projetos individuais, o CBH do Rio Pará vai poder dar início à contratação da empresa que irá executar as obras. Vão ser beneficiadas 50 famílias em cada localidade, totalizando 350 ao longo da bacia. “Estamos iniciando com 350 unidades, mas a intenção é que a partir do resultado positivo a gente consiga expandir isso para mais comunidades da bacia, sempre investindo o que o Comitê arrecada com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos”, finaliza o presidente do CBH do Rio Pará.

Aldeia indígena Kaxixó é uma das beneficiadas pelo Programa de Saneamento Rural do Comitê.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe