
Começou! Sob o mote “Água para produzir, Cobrança para preservar”, a Semana Rio Pará 2025 teve início nesta segunda-feira (12), em Itaúna. Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará), o evento abriu sua programação com um encontro no auditório do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI), reunindo representantes de diversos setores para discutir os desafios e estratégias relacionados à gestão dos recursos hídricos.
Após a realização da Expedição pelo Rio Pará, em 2023, e da Semana Rio Pará: Educar para transformar, em 2024, o Comitê promove, pelo terceiro ano consecutivo, uma programação intensa de atividades e debates voltados para temas relevantes à bacia e à gestão dos recursos hídricos. Em 2025, o foco recai sobre um dos principais desafios enfrentados atualmente pelo CBH: a inadimplência no pagamento da Cobrança pelo uso da água.
O primeiro encontro reuniu representantes do poder público municipal, do setor de saneamento, indústria e produtores rurais. A atividade se consolidou como uma oportunidade estratégica para fortalecer o diálogo entre os diversos atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos do Médio Rio Pará.
O presidente do CBH, Túlio de Sá, ressaltou a relevância do encontro que marcou a abertura da programação da Semana Rio Pará 2025. Segundo ele, o evento teve início com discussões produtivas, especialmente sobre a inadimplência e a arrecadação da Cobrança pelo uso da água — tema central desta edição. “O debate foi rico, aprofundando temas como o funcionamento da Cobrança, os riscos da inadimplência e os investimentos realizados a partir dos recursos arrecadados”, afirmou. Túlio também destacou a participação ativa de representantes do poder público municipal, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Sindicato Rural e de outras entidades locais, reforçando a importância do diálogo para o fortalecimento da gestão compartilhada dos recursos hídricos.
Participantes
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaúna e Itatiaiuçu, Deiler Antunes Silva, destacou a importância da participação dos produtores rurais na Semana Rio Pará 2025 e elogiou a abertura do evento. Segundo ele, ações como essa contribuem para aproximar os produtores rurais com o campo da legislação ambiental e da gestão dos recursos hídricos. “Acho muito importante o produtor rural conhecer a realidade da lei, sobre outorga e outras obrigações. Muitas vezes, ele perfura um poço artesiano sem saber o que é necessário para regularizar, o que deve pagar e como isso será revertido em benefícios para a conservação da água e do solo no município”, afirmou.
O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna, Nilzon Borges, ressaltou a importância da presença do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará no município, especialmente diante dos desafios climáticos e da escassez hídrica enfrentada pela região. “Estamos discutindo o meio ambiente, que é algo superimportante, ainda mais nesse momento de crise de falta de água, com o clima nos desafiando constantemente. Como diretor do SAAE, cujo produto principal é a água, é fundamental estar envolvido nessas discussões”, afirmou.
Nilzon também destacou a relevância do trabalho realizado pelo Comitê e a disposição do órgão em contribuir com novas ideias. “Vamos continuar acompanhando as ações do CBH do Rio Pará e propor projetos que possam ajudar na preservação dos rios e na melhoria do meio ambiente como um todo”, completou.
Veja mais fotos:
Semana Rio Pará: Água para produzir, Cobrança para preservar
A programação da Semana Rio Pará 2025 continua com mais quatro Rodas de Conversa e uma cicloexpedição de encerramento. A comitiva visitará os municípios de Papagaios (13), Bom Despacho (14), Martinho Campos (15) e Pompéu (16), promovendo encontros para debater a Cobrança pelo uso da água.
Encerrando a programação, no dia 18, será realizada a Cicloexpedição em Divinópolis, com o objetivo de aproximar a população do território e sensibilizar para a importância da recuperação dos corpos d’água da cidade. Ao longo do percurso, os ciclistas seguirão, em grande parte, o caminho das águas dos rios Pará e Itapecerica, incluindo o ponto de encontro entre os dois cursos.
Participe e apoie a Semana Rio Pará 2025, com o tema: “Água para produzir, cobrança para preservar”!
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves