CTECOM discute estratégias para divulgação do Plano de Educação Ambiental do CBH do Rio Pará

30/06/2023 - 11:45

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do CBH do Rio Pará realizou, esta semana, mais uma reunião ordinária para avaliar e discutir ações voltadas para a conscientização ambiental. Um dos pontos principais foram as estratégias voltadas para a discussão do PEA (Programa de Educação Ambiental).


A CTECOM é uma instância do CBH do Rio Pará que tem como objetivo analisar e acompanhar ações ligadas à mobilização comunitária, educação ambiental não formal, comunicação, além da divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica. Os conselheiros que participaram da reunião ordinária discutiram, em um primeiro momento, sobre a possibilidade de elaboração de uma cartilha educativa para ser entregue à população.

Entre as opções analisadas estão a criação de cartilhas físicas, ou até mesmo de versões digitais, para minimizar o consumo de recursos e os impactos ambientais. Os membros da CTECOM avaliaram que o tema do primeiro lançamento deve estar ligado às ações definidas pelo PEA. O Programa de Educação Ambiental está em fase final de elaboração e será discutido e votado na próxima plenária do CBH do Rio Pará, marcada para o dia 13 de julho.

Os conselheiros decidiram aguardar a apresentação da versão final do PEA durante a plenária para iniciar a elaboração das cartilhas, que serão distribuídas nos eventos do Comitê em toda a extensão da Bacia. Um esboço da proposta será desenvolvido e apresentado ao Comitê no próximo dia 13. Com o Programa de Educação Ambiental finalizado, a CTECOM também pretende elaborar vídeos para redes sociais, para expandir a divulgação e alcançar o máximo de setores da sociedade, apresentando a importância da educação ambiental e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. A partir daí, em uma próxima reunião da Câmara Técnica, prevista para agosto, serão discutidas outras formas de divulgação para os trabalhos do CBH do Rio Pará.



Na reunião da CTECOM, os membros da Câmara Técnica também debateram a importância da realização de atividades pontuais em datas comemorativas ao longo dos próximos meses, como no Dia da Árvore. Também são previstas várias oficinas de educação ambiental nos municípios da Bacia. Após a aprovação do PEA serão definidos os detalhes da programação de eventos do Comitê.

Por fim, os conselheiros da CTECOM discutiram a representatividade da Câmara Técnica junto à nova direção do CBH do Rio Pará. Conforme estipulado pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), a atual gestão fica à frente dos trabalhos do Comitê até o dia 30 de outubro e uma nova diretoria será eleita pelo CBH. A inscrição de interessados para a disputa ainda não começou, mas a ideia da CTECOM é ter membros compondo as chapas que vão concorrer à eleição, para aumentar a participação da Câmara Técnica nas ações do Comitê. “A gente quer aproveitar que está vindo sangue novo para movimentar o Comitê da forma que ele precisa”, avalia Túlio Sá, conselheiro.

Os membros da CTECOM avaliaram a possibilidade de algum membro integrar uma das chapas para eleição da diretoria do Comitê. “A CTECOM tem que atuar de forma bem próxima da diretoria e, se for possível, integrar uma das chapas para concorrer à diretoria. A ideia é fazer uma participação mais ativa, em função do PEA, e focar nas ações de educação ambiental, mobilização. Seria bem salutar a gente estar mais junto”, finalizou Beatriz.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: Leo Boi 

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe