Membros do Comitê do Rio Pará participam do Encontro Nacional de CBHs e celebram realizações

01/09/2022 - 17:25

Entre os dias 22 e 26 de agosto, uma comitiva de cinco conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) participou do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) em Foz do Iguaçu (PR). Eles destacaram os momentos de aprendizado com outras bacias do território brasileiro e o sentimento de que o CBH do Rio Pará trilha um bom caminho de governança e gestão das águas.


A comitiva participou integralmente do encontro, que buscou refletir sobre as responsabilidades de cada ator na gestão das águas. Para André Rufino, representante da prefeitura de Pará de Minas, o contato com outros comitês de tantas bacias existentes no território nacional serviu para balizar o trabalho do CBH do Rio Pará e para entender que o comitê está avançado em certas discussões. “Percebi que nós não realizamos um trabalho isolado. Há muita gente trabalhando em prol das bacias hidrográficas e deu para notar que o nosso Comitê está à frente de outros com os quais tivemos contato e que pareciam depender de muito conhecimento e informação que já acessamos. As pessoas que estão no nosso Comitê têm feito um trabalho de excelência. Acredito que em breve serviremos de exemplo para outros CBHs”, celebra.

“Este encontro de Comitês é muito importante para reavaliarmos as ações que o nosso CBH está promovendo. Serve como balizador e nivelador das informações que estão circulando no contexto nacional.” Essa é a opinião de José Jorge Pereira, representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). José julga que a governança hoje é o aspecto mais relevante sobre em que direção os Comitês devem seguir. Ele compartilha da impressão de André de que o CBH Rio Pará já avançou bastante em comparação com outros Comitês, e enfatizou que agora é o momento de retornar para a bacia e reavaliar a rota. “Após o Encob, precisamos compilar as informações recebidas e avaliar em quais aspectos ainda precisamos avançar”, finaliza.

Já Rodrigo Assis, que representa a prefeitura de Divinópolis, destacou a dimensão nacional do encontro e a possibilidade de ter contato com projetos de gestão de recursos hídricos que podem inspirar os trabalhos no território do Rio Pará. “Este evento é muito grande, viemos com uma grande expectativa e ela foi atendida. A troca de experiências foi de suma importância e queremos retornar com esse conhecimento para ser aplicado no contexto da região”. Para ele, ouvir os cases de sucesso de outros Comitês, especialmente no que se refere aos produtores de água, trouxe diversas possibilidades para a recuperação de cursos d’águas na bacia.


Confira mais fotos da participação do CBH do Rio Pará no Encob 2022:


Diretoria destaca: “Estamos no caminho certo”

Presentes também em Foz do Iguaçu, o presidente e o secretário demonstraram satisfação ao constatar que o caminho percorrido até aqui aponta para um comitê de bases sólidas. Túlio de Sá, secretário, enxergou no evento o potencial para se formar uma rede de trocas de experiências com outros Comitês a fim de consolidar o terreno para os próximos passos. “O network tem sido bem feito. Pudemos verificar, com o CBH do Rio São Francisco, o trabalho que o presidente Maciel Oliveira tem feito com os afluentes. Entendemos a importância de trabalhar não só a calha do rio principal, mas a bacia como um todo. Vamos levar de volta para a bacia todo o conhecimento adquirido aqui e, uma vez que já discutimos o enquadramento, vamos focar agora no investimento dos valores arrecadados da cobrança pelo uso da água.”

O presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, não escondeu o entusiasmo ao perceber, durante o encontro, que o Comitê segue a passos firmes na direção de uma gestão comparável aos grandes CBHs nacionais. “O Encob é muito rico em experiências e trocas de conhecimentos porque o país inteiro está aqui falando sobre gestão de recursos hídricos. Todos os setores vieram: o público, nas suas três esferas, a sociedade civil, os usuários, em suas formas mais diversas… tem muita coisa boa, muita informação, muita ciência, assim como a oportunidade de observar o que funciona ou não nos demais territórios. Eu volto muito feliz. É com tranquilidade que falo, a partir desta vivência com outros Comitês, que estamos na direção certa. Estamos erguendo um alicerce muito bem-feito do Comitê. Continuando assim, estaremos, em breve, como os grandes Comitês que vimos aqui: fazendo gestão no mais alto nível. Não tem milagre, não vai ser amanhã, mas estamos na direção certa e com certeza chegaremos lá”, finalizou.

Sobre o Encob

O XXIV Encob tem como tema principal “Gestão da água: Responsabilidade de todos”. Entre 22 e 26 de agosto de 2022, os CBHs se encontram em Foz do Iguaçu (PR) para discutir os próximos passos dos comitês de bacias de todo o território nacional e compartilhar os sucessos e reveses na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

O Encob reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Leonardo Ramos

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe