Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água vai financiar obras em 75 propriedades rurais de Pompéu

25/09/2023 - 9:24

A microbacia do Ribeirão Pari (Baixo Rio Pará), em Pompéu, vai receber investimentos do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará). Já estão sendo feitos os levantamentos técnicos para definir as propriedades rurais beneficiadas.


Além de Pompéu, o CBH do Rio Pará selecionou outros dois municípios para a primeira etapa do programa, um em cada região fisiográfica. A microbacia do Ribeirão dos Custódios (Alto Rio Pará), em Cláudio, e do Ribeirão Sapé (Médio Rio Pará), em Carmo do Cajuru, também vão receber as obras.

De acordo com a prefeitura de Pompéu, a microbacia do Ribeirão Pari foi selecionada devido à grande importância para o município. A região conta com várias propriedades agrícolas, uma indústria de mineração de ardósia, além de uma comunidade tradicional quilombola e dois assentamentos. “O uso da água na região é bastante concorrido e, por isso, enfrentamos algumas dificuldades. Garantir a quantidade e a qualidade da água para todos é fundamental. Por isso, resolvemos inscrever essa microbacia no projeto do CBH do Rio Pará”, explica Breno Henrique da Silva Ramos, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pompéu e conselheiro do Comitê.

Ainda segundo a diretoria de meio ambiente de Pompéu, a microbacia do Ribeirão Pari sofre com a degradação ambiental. As nascentes já não contam com boa disponibilidade hídrica e a prefeitura chegou a precisar reforçar o abastecimento de água na região com o uso de caminhões-pipa. A expectativa é que o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água contribua para a transformação do território. A inciativa do Comitê financia a execução de várias obras, incluindo o cercamento de nascentes, construção de barraginhas, terraceamento, além de ações para recuperação do solo.

A Agência Peixe Vivo é responsável pela execução do programa. O recurso é fruto da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Pará.


Quer saber mais sobre o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Rio Pará? Assista ao vídeo!


Em Pompéu, o programa está na fase de elaboração de projetos. Uma empresa foi contratada para fazer um levantamento técnico no território, definindo quais serão as 75 propriedades rurais beneficiadas, além de indicar, com base nos estudos, as obras que devem ser feitas em cada local. “A análise do solo já começou. Além disso, a empresa Gama fez a instalação dos instrumentos de monitoramento hidrometeorológicos, que vão ajudar a embasar os projetos individuais elaborados para cada propriedade. Após esta etapa, o Comitê vai fazer a licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras. Depois que tudo estiver pronto, ainda teremos uma etapa de monitoramento dos resultados, avaliando os impactos gerados no território”, destaca João Paulo Coimbra, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo.


Trabalhos na microbacia foram iniciados na última semana


A empresa contratada para fazer os levantamentos técnicos deu início aos trabalhos na semana passada e tem prazo de até oito meses para entregar os resultados da análise. A previsão é que as obras na microbacia do Ribeirão Pari comecem no ano que vem. “A região conta com cerca de 200 propriedades rurais e, conforme previsto pelo Comitê, 75 vão ser selecionadas para receber as obras. Com as iniciativas executadas nessas áreas, toda a microbacia será beneficiada. E os produtores estão muito empolgados com as ações. Só na primeira semana, 15 já demonstraram interesse em aderir ao programa”, complementa Breno.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: Agência Peixe Vivo

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe