Semana Rio Pará 2024 encerra programação em Araújos

11/05/2024 - 10:30

Organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, a ação educativa e de mobilização, Semana Rio Pará 2024 – Educar para Transformar, chegou ao seu fim (10). Após percorrer seis cidades durante cinco dias, entre 06 e 10 de maio, a comitiva fez a sua última parada em Araújos. O evento foi realizado no Complexo Esportivo e Cultural Maria Aurora de Lourdes Cabral.


Nesses dias, o CBH do Rio Pará percorreu municípios de destaque na bacia, a fim de conhecer a realidade atual, mobilizar a sociedade para a revitalização do território e apresentar os programas e projetos em desenvolvimento pelo CBH, em especial o seu Plano de Educação Ambiental (PEA). Em Araújos não foi diferente.

Com uma programação diversa, com apresentações musicais de flauta doce, discursos de lideranças infantis, estandes de doação de mudas, recolhimento de óleo usado e a presença de alunos do 4º ano das escolas municipais Percilia Leonardo e Dona Saninha, a Semana Rio Pará fez o seu encerramento.

O presidente do CBH do Rio Pará, Túlio de Sá, agradeceu a recepção da comunidade e das cidades envolvidas na Semana Rio Pará 2024. “Nesse período passamos por seis municípios. Fomos muito bem recebidos por todos esses atores, desde o poder público até as escolas, passando por alunos, professores e diretores, e ficamos muito felizes com esse entendimento do nosso projeto, esse ano muito focado no PEA, pelos municípios que foram visitados. Parabenizo todos os envolvidos nessa semana, que possamos dar continuidade a esse programa que é defender o Rio Pará”, disse o presidente.

O prefeito de Araújos, Geraldo Magela, o Massa, destacou que a atenção aos detalhes e pequenas ações podem contribuir para a conservação do Rio Pará. “Esse evento é importante para conscientizar, primeiramente, toda a população que pequenas ações e detalhes na preservação podem transformar em grande ações para o meio ambiente. Quando nós cuidamos de uma pequena nascente, ela vai crescendo, virando um córrego e depois vai se integrar ao rio. A importância sempre desses eventos é a necessidade de conscientização e, nós de Araújos, só podemos agradecer”, comentou o prefeito.

Diuly Mesquita, secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agronegócio de Araújos, agradeceu a mobilização local e regional em prol da bacia. “Tivemos o prazer de fazer o fechamento da Semana Rio Pará e, para isso, nós envolvemos frentes da parte ambiental aqui da cidade, como a Polícia do Meio Ambiente, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), algumas secretarias e alunos do município. Esse evento mobiliza as pessoas para a conscientização e preservação, e não só, a mobilização local, mas como toda a parte regional da Bacia. Agradeço ao CBH do Rio Pará, a população de Araújos e a prefeitura que abraçou esse evento”.


Confira mais fotos:


Semana Rio Pará 2024 – Educar para Transformar

Com o intuito de educar e impactar o maior número de pessoas possível, a comitiva da Semana Rio Pará 2024 desembarcou em seis cidades em cinco dias para conhecer a realidade atual, mobilizar a sociedade para a revitalização do território. Foram elas: Desterro de Entre Rios, no dia 06, Carmópolis de Minas, no dia 07 de maio, Itapecerica, no dia 8 de maio, Nova Serrana e Leandro Ferreira, no dia 9 de maio, e, por último, Araújos no dia 10 de maio.

Em cada parada houve uma exposição educacional itinerante, exibição de vídeos, bate papos com os membros do Comitê e sorteio de brindes.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe