Câmara de Educação, Comunicação e Mobilização elege nova coordenadora

20/12/2021 - 11:35

Em reunião na última sexta-feira (17), por videoconferência, os membros da Câmara Técnica Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará elegeram a educadora Beatriz Ferreira, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), como nova coordenadora geral do colegiado.

Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Beatriz diz que as expectativas são positivas para o próximo ano à frente da Câmara. “Estamos com um grupo coeso e muito engajado. Se por um lado vamos enfrentar algumas restrições relacionadas às eleições, por outro, com o avanço da vacinação e a retomada das atividades presenciais, vamos ampliar as possibilidades de atuação junto aos municípios que fazem parte do Comitê. O apoio da Comunicação [nova empresa contratada para execução do Programa e Relacionamento do Comitê] também será muito importante para a CTECOM”, disse.


Beatriz Ferreira destacou a coesão do grupo e a importância do apoio da Comunicação ao longo do ano


Ainda na reunião, os conselheiros promoveram uma avaliação do evento ‘Encontros do CBH do Rio Pará: estratégias para redução do consumo de água e energia elétrica’, realizado em setembro de forma virtual. Palestraram na ocasião o diretor geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Marcelo da Fonseca, o analista ambiental da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Deivid de Oliveira, e o Coordenador da Emater-MG, Ivaldo Martins. O encontro contou também com oficinas e apresentação de documento construído pelos municípios em salas temáticas.

A conselheira da CTECOM e representante da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Márcia Helena Costa, destacou que o encontro buscou chamar a atenção sobre a crise hídrica para além do período mais crítico da estiagem. “Esse tema nasceu justamente por causa da crise hídrica e energética. O momento estava muito crítico – e ainda está. Porque começa o período de chuvas e as pessoas e as autoridades acham que o problema hídrico está resolvido. E a ideia nossa foi justamente quebrar com essa visão simplista”.

Os membros da CTECOM também iniciaram as discussões sobre o próximo ‘Encontros do CBH do Rio Pará. A ideia é que o evento ocorra em maio de 2022, destacando especialmente questões ligadas ao enquadramento dos corpos hídricos da Bacia do Rio Pará, a qual se encontra em fase de elaboração.


Convite do evento ‘Encontro do CBH do Rio Pará: estratégias para redução do consumo de água e energia elétrica’, realizado em 23/09, de forma virtual.


O colegiado

As Câmaras Técnicas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a plenária do CBH do Rio Pará. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade desenvolver e aprofundar as discussões sobre temáticas necessárias antes de sua submissão ao plenário.
Nesse contexto, a CTECOM tem as seguintes competências específicas, estabelecidas no Regimento Interno do CBH do Rio Pará:

I – Analisar, acompanhar e emitir Parecer Técnico sobre a Mobilização Comunitária, a Educação Ambiental não formal, a Comunicação, a divulgação das ações desenvolvidas nas diferentes atividades do Comitê, nas ações de Comunicação Social dos projetos em execução ou a serem desenvolvidos encaminhados pela Plenária, pela Diretoria do Comitê do Rio Pará e pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), previamente, à sua apreciação pelo Plenário do Comitê do Rio Pará;

II – Analisar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Pará no que refere às ações de comunicação social, a mobilização, a Educação Ambiental e a Comunicação a serem implantadas;

III – Propor ao Plenário do Comitê do Rio Pará novas ações de mobilização, de Educação Ambiental, de Comunicação Social e de divulgações a serem implantados em recuperação dos recursos hídricos.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro
Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe