Com o tema “Educar para Transformar”, a Semana Rio Pará 2024, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, iniciou a sua programação nesta segunda-feira (06) em Desterro de Entre Rios, com exposição educativa, exibição de vídeos e bate-papo ambiental junto a membros do município e do Comitê.
A iniciativa busca mobilizar a sociedade civil e o poder público para a conservação e revitalização de territórios que estão dentro da bacia, além de apresentar os programas e projetos em desenvolvimento pelo CBH, em especial o seu Plano de Educação Ambiental. Ao todo, serão seis destinos nas quais a iniciativa irá se apresentar.
Para o presidente do CBH do Rio Pará, Túlio de Sá, a mobilização feita pelo município de Desterro de Entre Rios e a participação dos convidados foram essenciais para abrilhantar o começo da semana. “Estamos muito felizes com a participação da cidade. Tivemos a presença do prefeito Wagno Almeida Duarte e alunos e professores da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima aqui hoje. Esse tipo de mobilização junto ao Comitê é muito importante porque trazemos esses atores para conhecer os nossos programas e debater necessidades e soluções futuras. Foi um belo começo”, comemorou o presidente.
Desterro de Entre Rios tem lutado para implementar o seu sistema sanitário. Com 7.266 habitantes, o município possui apenas uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) funcionando, sendo ela na região rural de São Sebastião do Gil. “Até 2028, devemos fazer mais duas ETEs. A questão maior é o investimento para o projeto, que beira a casa dos R$ 21 milhões, mas estamos no caminho para conseguir. Por isso é tão importante esse tipo de iniciativa”, explicou o prefeito de Desterro de Entre Rios, Wagno Almeida Duarte.
Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima também participaram. Em uma ação coordenada com o Comitê, camisas, agendas, adesivos e informativos foram sorteados entre os alunos e professores.
Veja mais fotos:
Semana Rio Pará – Educar para Transformar
Com o intuito de educar e impactar o maior número de pessoas possível, a comitiva da Semana Rio Pará 2024 ainda fará mais cinco paradas, sendo elas em Carmópolis de Minas, dia 07 de maio, Itapecerica, no dia 8 de maio, Nova Serrana e Leandro Ferreira, no dia 9 de maio, e, por último, Araújos no dia 10 de maio.
Em cada parada haverá exposição educacional itinerante, exibição de vídeos, bate papos com os membros do Comitê e sorteio de brindes. Participe e apoie a Semana Rio Pará 2024: ‘Educar para Transformar’! Vamos construir juntos mais esta grande mobilização na busca pelo pertencimento e engajamento em torno da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves; Leo Boi