CBH do Rio Pará marca presença no XXV Encob, em Natal (RN)

22/08/2023 - 20:46

O XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) está acontecendo em Natal (RN), reunindo autoridades, especialistas e representantes de todo o país para discutir os desafios e avanços relacionados à gestão das águas. Entre os participantes, destaca-se o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, que traz importantes contribuições e perspectivas para a temática.


O evento, que ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto, é um momento crucial para a troca de experiências e conhecimentos, permitindo a discussão de estratégias e ações que visam a preservação e uso sustentável dos recursos hídricos. Neste contexto, o CBH do Rio Pará se faz presente, trazendo à mesa suas experiências de sucesso e os desafios enfrentados na gestão das águas em sua região.

Para isso montou um estande para divulgar suas ações e projetos. No espaço, estão sendo distribuídos materiais informativos sobre a gestão das águas na região, incluindo cartilhas educativas, folders e vídeos explicativos.

O secretário do Comitê, Túlio Pereira de Sá, destacou a importância do encontro: “Este ano conseguimos trazer o estande do CBH do Rio Pará e viemos com grandes expectativas. Nosso objetivo é demonstrar os trabalhos e projetos que tem sido feitos, além de divulgar a nossa bacia, pois com a Expedição realizada este ano coletamos muita informação e dados importantes. Além disso, o Encob nos dá a oportunidade de compartilharmos nossos aprendizados e também aprender com as práticas de outros Comitês.”

O conselheiro André Rufino reforçou a importância do evento para a divulgação das ações do CBH: “tenho para mim que o que é bom tem que ser mostrado e replicado. E estamos aqui, justamente para isso. Já passaram muitas pessoas pelo nosso estande, buscando materiais, informações a respeito do Comitê na região. Então, é a oportunidade de falarmos sobre a as nossas realizações, como a Expedição, o Plano de Educação Ambiental [PEA], o Programa de Saneamento Rural. A nossa participação com o estande está sendo fundamental para levarmos a nossa experiência adiante”.

André Rufino apresentou, neste segundo dia de evento, as ações e projetos, com destaque para o PEA e a Expedição, do CBH do Rio Pará, no espaço Arena das Águas, onde os colegiados compartilham experiências e desafios.

O XXV Encob se configura, assim, como um momento propício para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará compartilhar suas práticas exitosas, trocar conhecimentos e unir esforços em prol da preservação dos recursos hídricos. Com diálogo e cooperação, a gestão sustentável das águas se torna uma realidade alcançável, garantindo um futuro mais seguro para todos.


Confira mais fotos:


Sobre o Encob

O XXV Encob tem como tema principal “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”. Entre 21 e 25 de agosto de 2023, os CBHs se encontram em Natal (RN) para discutir os próximos passos dos comitês de bacias de todo o território nacional e compartilhar experiências e desafios na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

O Encob reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Helis Verônica; Pedro Vilela

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe