CBH do Rio Pará visita comunidades rurais que vão receber obras de esgotamento sanitário

02/09/2024 - 16:45

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e da Agência Peixe Vivo finalizaram as visitas aos municípios contemplados por obras do Programa de Saneamento Rural. A última comunidade a receber a comitiva foi Branquinhos, na zona rural de Divinópolis, no Médio Pará. Dezenas de moradores participaram da reunião para conhecer os detalhes do projeto.


Técnicos da Consominas Engenharia, consultoria contratada para elaborar os projetos individuais de cada propriedade, também participaram das visitas às comunidades. “Até o momento, fizemos as apresentações para os moradores das comunidades, além de visitas às casas para verificar a situação das mesmas. Os próximos passos são o cadastramento das residências, a sondagem, a apresentação do projeto executivo e, por último, o termo de aceite”, explica Natália Oliveira, analista de engenharia da empresa.

O Programa de Saneamento Rural foi desenvolvido pelo CBH do Rio Pará com o objetivo de executar melhorias no esgotamento sanitário das áreas rurais da bacia, além de promover uma discussão sobre os desafios e necessidades para a melhoria dos indicadores. O trabalho começou no ano passado, com o desenvolvimento do Manual Operativo do Programa de Saneamento Rural e publicação dos Procedimentos de Manifestação de Interesse para a seleção das comunidades a serem beneficiadas.

Vários municípios ao longo da bacia se inscreveram para o programa. O CBH do Rio Pará e a Agência Peixe Vivo realizaram a análise técnica das manifestações de interesse e, com base nos critérios estabelecidos, selecionaram as comunidades contempladas. Além de Branquinhos, em Divinópolis, o Programa de Saneamento Rural vai beneficiar as comunidades de Cajuru e Jacarandira, em Resende Costa, e o povoado de Custódios, em Cláudio, no Alto Pará. E ainda Bom Jesus de Angicos, Jacarandá e Olhos d´Água de Angicos, em Carmo do Cajuru, no Médio Pará. Na região do Baixo Pará as obras vão acontecer na comunidade indígena Kaxixó, em Martinho Campos, e em Antônio Veloso, em Pompéu.


Presidente do CBH do Rio Pará, Túlio de Sá esteve presente no evento em Branquinhos


O projeto vai executar obras em 50 propriedades de cada comunidade beneficiada. Ao todo, vão ser implantadas 350 unidades individuais de esgotamento sanitário ao longo da bacia. O investimento do Comitê no Programa de Saneamento Rural é de cerca de R$ 3,5 milhões. “Após as visitas às comunidades, a consultoria contratada agora vai avaliar a melhor metodologia a ser aplicada em cada propriedade beneficiada. Pode ser a partir da instalação de fossas sépticas, círculos de bananeira, ou outra técnica. Vamos avaliar de acordo com cada família para saber qual melhor opção a ser implantada”, explica Túlio Pereira de Sá, presidente do CBH do Rio Pará.

Os investimentos são financiados com recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, e que são revertidos em melhorias na bacia. No momento, a Consominas Engenharia está trabalhando na elaboração de projetos individuais de soluções para tratamento de efluentes. Na sequência, uma empresa vai ser contratada para executar as obras. “Até o fim do ano a Consominas vai finalizar o cadastramento das famílias e elaboração dos projetos executivos individuais. E, no próximo ano, a gente espera já dar início à etapa de implantação”, finaliza o presidente do CBH do Rio Pará.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Fotos: Divulgação

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe