CTECOM realizará encontro com foco na Educação Ambiental em novembro

25/10/2022 - 14:55

Na última quinta-feira (20), a Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará se reuniu de forma virtual para elaboração de um evento a ser realizada no dia 24 de novembro de 2022. A data também celebra o Dia do Rio.


Após discussões entre os membros, definiu-se pela realização de uma palestra, seguida por uma mesa redonda com a abertura de perguntas e debate entre os convidados, no formato híbrido (presencial e online, ao vivo), oportunizando a participação de pessoas de diversas regiões. O evento presencial deverá ocorrer no auditório do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) – Campus Divinópolis, pela manhã. Haverá uma plataforma para inscrições e emissão de certificados.

Em relação ao formato, os membros presentes destacaram a importância da mesa redonda para a contribuição e troca de informação entre os participantes.
“Uma mesa redonda se torna mais eficiente, pois se apresenta e discute o tema”, defendeu o conselheiro Marcelo Fonseca, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Cláudio.

Já para José Augusto Dutra Bueno, representante da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMAD), o formato possibilita unificar as ideias e produzir algo comum. “Acredito que este formato permite algo mais integrado, vai ideal ao encontro da finalidade da educação ambiental e da construção coletiva”, disse.

Tema

A oficina, intitulada por “Encontros do CBH do Rio Pará: pensar globalmente, agir localmente”, com foco em ações na Bacia Hidrográfica do Rio Pará, abordará temas da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. Água potável e Saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos (objetivo 6); e Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis (objetivo 12); serão os pontos em debate.

“Trabalhar estes dois objetivos envolvem temas relacionados aos usuários de água e permite uma visão mais abrangente com foco na Bacia. Vamos mostrar e discutir a responsabilidade de cada um quanto ao uso da água”, afirmou o conselheiro José Augusto.

A partir da construção do escopo do evento, será solicitado o apoio técnico da Agência Peixe Vivo na contratação do palestrante, elaboração de artes para divulgação e links de inscrição. Este será o segundo encontro promovido pela CTECOM.



Colegiado

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) é instância de apoio do Comitê do Rio Pará, sendo suas competências estabelecidas no Regimento Interno, competindo-lhes prestar assessoria técnica ao Comitê do Rio Pará e, em especial: analisar, acompanhar e emitir parecer técnico sobre a mobilização comunitária, a educação ambiental não formal, a comunicação, a divulgação das ações desenvolvidas nas diferentes atividades do Comitê, nas ações de comunicação social dos projetos em execução ou a serem desenvolvidos encaminhados pela Plenária, pela Diretoria do Comitê do Rio Pará e pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), previamente, à sua apreciação pelo Plenário do Comitê do Rio Pará.

Também é de responsabilidade desta câmara analisar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Pará no que refere às ações de comunicação social, a mobilização, a educação ambiental e a comunicação a serem implantadas; propor ao Plenário do Comitê do Rio Pará, novas ações de mobilização, de educação ambiental, de comunicação social e de divulgações a serem implantados em recuperação dos recursos hídricos, e novas ações de mobilização, de educação ambiental, de comunicação social e de divulgações a serem implantados em recuperação dos recursos hídricos.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Gabriel Rodrigues
*Foto: Leo Boi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe