Com o objetivo de fazer com que os porta-vozes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) estejam cada vez mais aptos a transmitir mensagens ao seu público, à imprensa e aos cidadãos em geral de forma clara e precisa, membros da Diretoria participaram na última quarta-feira (05) de mais um treinamento em comunicação. O evento aconteceu em Divinópolis, no campus da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei).
A atividade – inserida no escopo do Programa de Comunicação Social, sob execução a empresa TantoExpresso – foi conduzida por Yara Miranda, doutora e mestre e linguística aplicada. O treinamento contou com orientações teóricas e exercícios práticos, com a intenção de ajudar os membros da Diretoria a se comunicarem com mais facilidade e clareza. “O objetivo é que eles possam ser ponte de comunicação entre o que eles sabem, que é tão importante, e o que a população e as instituições precisam saber. Ou seja, comunicar bem o que precisa ser comunicado”, explicou Yara.
O treinamento contou com a presença do presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, da vice-presidente, Beatriz Alves, e do secretário-adjunto, José Augusto Dutra Bueno. Durante as dinâmicas, eles tiraram dúvidas e aperfeiçoaram a forma como transmitem as informações relativas ao Comitê. “Eu acho importantíssimo, porque a gente depende da mobilização. Para as pessoas entenderam a importância de cuidar das águas e a importância do Comitê, nós da Diretoria temos que saber comunicar com todos, em todas as linguagens. Por isso esse tipo de treinamento é tão necessário para que a gente continue construindo um trabalho sólido e capaz de aproximar as pessoas”, comentou o presidente do CBH do Rio Pará.
Este foi o quarto treinamento em comunicação promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Pará para membros do colegiado. “É uma ação de suma importância, pois visa não somente aprimorar as técnicas de comunicação dos nossos porta-vozes junto à imprensa e o público em geral, como também engajar os membros na missão de disseminar a mensagem do Comitê, focada na preservação, conservação e garantia dos usos múltiplos da água na região”, explicou Luiz Ribeiro, coordenador do Programa de Comunicação Social do CBH do Rio Pará.
Veja mais fotos da atividade:
Aprendizado importante
Beatriz Alves Ferreira, vice-presidente do Comitê, já participou de outros treinamentos de comunicação promovidos pelo Comitê e aproveitou a oportunidade para aprimorar ainda mais os aprendizados. “Todos os treinamentos são muito bons e sempre aprendemos técnicas novas. Desta vez, o evento superou muito as minhas expectativas. Foi muito bom poder treinar simulando situações reais, para ver o que ainda precisamos melhorar na nossa comunicação”, afirmou Beatriz.
José Augusto Dutra Bueno, que chegou recentemente ao posto de secretário-adjunto, destacou que o aprendizado durante o treinamento foi bastante importante para que os membros da Diretoria possam disseminar com mais eficácia as informações referentes aos trabalhos do CBH do Rio Pará. “Saio me sentindo mais preparado após o treinamento. Quando a gente tem esse tipo de oportunidade de aprimorar nosso trabalho e aprender diferentes técnicas de comunicação, certamente isso traz frutos e resultados”, disse.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Fotos: Pedro Vilela e Luiz Ribeiro
