
Membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) se reuniram na última sexta-feira (6) para discutir vários assuntos. Também foi feito um balanço das últimas atividades do Comitê e a diretoria comemorou os bons resultados da Semana Rio Pará 2025.
Com o tema ‘Água para produzir, Cobrança para preservar’, a Semana Rio Pará 2025 foi realizada entre os dias 12 e 18 de maio. Foram promovidas várias atividades ao longo da bacia. Ao longo da semana, o CBH promoveu rodas de conversas em Itaúna, Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu, incentivando reflexões a respeito da importância da Cobrança pelo uso da água e mostrando como os recursos são aplicados. Para finalizar, uma cicloexpedição foi realizada em Divinópolis, maior cidade da bacia, reunindo dezenas de pessoas.
Durante a reunião da diretoria, o presidente do CBH do Rio Pará comemorou os resultados alcançados com as atividades. “Acho que cumprimos nosso papel. Mostramos o trabalho do Comitê pra quem ainda não conhecia e tivemos uma excelente participação em todas as rodas de conversas, com representantes de diferentes setores na programação. Foi muito bom ver o envolvimento das pessoas e acredito que também conseguimos dar início a parcerias que futuramente vão permitir novas atividades”, destacou Túlio Pereira de Sá.
O secretário do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, também celebrou os bons resultados da Semana Rio Pará, enfatizando a boa participação em todos os eventos. “Foi excelente. Em todas as atividades tivemos um bom número de participantes. E, principalmente, uma participação diversa, incluindo representantes de vários setores da sociedade. Isso mostra um engajamento coletivo apoiando o trabalho do Comitê”, comentou.
Na reunião da diretoria, o presidente do CBH do Rio Pará também comentou sobre a participação do Comite no 2º Fórum Brasil das Águas. No mês passado, os CBHS dos Rios das Velhas, Pará e Paraopeba se uniram de forma integrada em um estande conjunto no evento, realizado em João Pessoa (PB). Uma oportunidade de troca de experiências com outros Comitês de bacia e, também, uma chance de mostrar os bons resultados alcançados pelos CBHs em Minas Gerais.
Próximas atividades
O CBH do Rio Pará já se prepara para as próximas atividades do Comitê. Durante a reunião, o presidente do Comitê anunciou uma parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco (SF1) para a realização de um evento em Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste do estado. A programação está prevista para os dias 5 e 6 de agosto e o CBH do Rio Pará foi convidado a participar de painéis e outras atividades mostrando o trabalho do Comitê no território.
A Agência Peixe Vivo, que também participou da reunião, chamou atenção para outros compromissos do CBH do Rio Pará. Também ficou definido, durante a reunião da diretoria, que a Câmara Técnica Consultiva (CTC) deve continuar as discussões para avaliar a possibilidade de reduzir o número de conselheiros no Comitê, com o objetivo de dar mais agilidade e otimizar os trabalhos do CBH.
Além disso, seguindo as diretrizes do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), o Comitê já se prepara para a recomposição da diretoria. Os assuntos devem estar na pauta de discussões da próxima Plenária, marcada para o dia 26 de junho.
Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Miranda
*Foto: João Alves